terça-feira, 2 de outubro de 2012

Carne de porco à portuguesa


Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg perna de porco sem osso
1 kg batata (para fritar)
0,010 kg massa de pimentão
0,100 l vinho branco
0,025 kg alho
0,010 l sumo de limão
0,010 kg pimentão doce
0,200 kg banha de porco
1 l óleo
1 unidade folha de louro
0,050 kg azeitona preta
0,025 kg coentros
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho
Q.b pickles (picadas grosseiramente)

Desenvolvimento:

Cortar a carne de porco em cubos e marinar com o sal, pimenta, pimentão-doce, massa de pimentão, folha de louro, vinho branco, sumo de limão e o alho picado. Mexer bem e reservar.
Entretanto descasque as batatas, e corte-as em cubos pequenos, mais ou menos do mesmo tamanho do que a carne. Escorrê-las e fritar em óleo quente até ficarem douradas. Colocar sobre papel absorvente.
Levar um tacho ao lume com a banha e deixe derreter e juntar a carne previamente escorrida (guardar a marinada) e fritar a carne até estar cozinhada. Só depois é que acrescenta o líquido da marinada e metade dos coentros picados grosseiramente. Deixe cozinhar mais uns minutos. Adicionar a batata frita, os pickles e as azeitonas, envolvendo tudo muito bem.
Colocar numa travessa, e polvilhar com os restantes coentros, não se esquecendo de servir esta iguaria com uma pequena salada de vegetais.

Comentário:

Para quem não gosta de coentros, podem substituir por salsa. Se pretender fazer carne de porco alentejana, basta acrescentar a esta receita as amêijoas. Bom apetite...

Sem comentários:

Enviar um comentário