quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Amêijoas na cataplana


Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

1, 500 kg amêijoas
0,200 kg cebola
0,050 l azeite
0,050 kg presunto
0,050 kg bacon
0,050 kg chouriço de carne
0,100 kg pimentos verdes
0,120 kg tomate
0,080 kg limão
0,020 kg coentros
0,020 kg salsa
Q.b sal
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Lavar bem as amêijoas em várias águas (convém deixá-las de um dia para ao outro em água e sal, com um pouco de areia para que percam todas as areias). Descascar as cebolas e cortar em rodelas muito finas. Colocar as rodelas de cebola no fundo da cataplana, regar com azeite e temperar com sal e pimenta. Deixar refogar por alguns minutos.
Entretanto, lavar o pimento, tirar o pedúnculo e as sementes e cortar em tiras. Lavar o tomate e cortar em rodelas. Colocar o tomate e o pimento por cima da cebola. Juntar as amêijoas, as carnes previamente cortadas em camponesa pequena e um ramo de salsa. Fechar a cataplana e levar em lume brando durante cerca de 10 a 15 minutos.
Abrir a cataplana somente na altura de ir para a mesa e polvilhar com os coentros picados e decorar com o limão em gomos.

Comentário:

Sabiam que a cataplana é um utensílio tipicamente português? Mas é. Segundo a wikipédia: "A cataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típico do Algarve. É uma espécie de panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam com auxílio de uma dobradiça e muitas vezes com dois fechos laterais. Originalmente de cobre ou latão, a cataplana é atualmente fabricada de alumínio, mas com um banho de cobre para lhe dar o aspeto característico. Existem cataplanas de várias dimensões, de acordo com a quantidade de comida que se pretende preparar, e ainda "cataplanas" de aço, por vezes elétricas, que fazem o mesmo trabalho, mas já não têm o formato tradicional."

Sem comentários:

Enviar um comentário