quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Torta de Viana do Castelo


Receita
Ingredientes para 12 pessoas

Para a massa da torta:
0,250 kg açúcar
7 unidades de ovo inteiros
8 unidades de gemas de ovo
0,300 kg farinha sem fermento
0,200 l creme de ovo
Q.b açúcar em pó
Q.b canela em pó
Q.b manteiga (para untar a forma)

Para o creme de ovo (2 litros):
2 kg açúcar
1 l água
60 unidades de gema de ovo
0,050 kg farinha maizena
Q.b essência de baunilha

Desenvolvimento:

Para confeccionar a torta:
Colocar os ovos inteiros com as gemas e o açúcar na bacia da batedeira e bater em relevo. Adicionar a farinha previamente peneirada e envolver bem. Colocar o batido obtido num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Levar a forno quente a 200ºC durante cerca de 10 a 12 minutos. Desenformar a torta sobre um pano ou uma folha de papel vegetal com açúcar. Rechear com o creme de ovo (frio) e enrolar. Aparar a torta, empratar. Polvilhar com açúcar em pó e decorar com canela.

Para o creme de ovo:
Levar o açúcar com a água numa caçarola e deixar ferver até ficar em ponto de voar (ferver 3 minutos). Separar as gemas das claras. Deslaçar as gemas numa tigela em inox com as varas e perfumar com um pouco de essência de baunilha, adicionar a farinha maizena e mexer. Adicionar o ponto de voar ao preparado mexendo muito bem. Levar ao lume brando a cozer até obter a consistência desejada. Colocar num recipiente, esfriar e reservar para futuras aplicações.

Comentário:

Há certas receitas, como esta de creme de ovo, que quando se fazem em pequenas quantidades, não ficam como deve ser.
Prefiro fazer o creme de ovo em grande quantidade e depois utilizá-lo aos poucos. O creme de ovo conserva-se bem no frigorífico, o que é uma grande vantagem.


                                






Sem comentários:

Enviar um comentário