sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Éclaires de chocolate com raios de chocolate branco


Receita:
Ingredientes para 20 unidades

Para a massa de fartos:

0,250 l água
0,005 kg sal fino
0,010 kg açúcar
0,080 kg manteiga
0,125 kg farinha sem fermento
4 unidades ovos inteiros
0,020 kg manteiga (para untar)

Para o creme pasteleiro (1 l):
1 l leite meio gordo
0,300 kg açúcar em pó
0,100 kg farinha trigo sem fermento
0,050 kg farinha maizena
8 unidades gemas de ovo
1 unidade vagem de baunilha

Para o resto da receita:
0,400 kg chocolate preto culinária
0,200 kg chocolate branco culinária

Desenvolvimento:

Para a confecção da massa de fartos:
Colocar dentro de uma caçarola a água, a manteiga (cortada em pedaços) e o sal fino. Levar ao lume e ferver. Fora do lume misturar a farinha peneirada mexendo sempre para incorporar sem engrumar e deixar cozer novamente até a massa se descolar das bordas do tacho e formar uma bola. Retirar e deixar arrefecer.
Adicionar os ovos um a um batendo sempre com ajuda de uma batedeira (ou varas). Colocar a massa num saco pasteleiro com uma boquilha lisa ou frisada de 1,2 a 1,5 cm de diâmetro e tender a massa de fartos em cilindros num tabuleiro untado com um pouco de manteiga. Levar ao forno quente a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos, com o cuidado de não abrir a porta do forno. Depois de cozido retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Para confecção do creme pasteleiro:
Colocar numa caçarola o leite com a vagem de baunilha aberta em dois e levar ao lume até ferver. Numa tigela à parte, deitar o açúcar, a farinha e a maizena, e mexer muito bem. Juntar as gemas de ovo. Adicionar um pouco de leite e mexer. Depois deitar o restante leite a ferver mexendo sempre. Colocar tudo numa caçarola e levar ao lume e deixar até engrossar. Reservar.

Para o resto da confecção:
Perfurar os éclaires por baixo e rechear de creme com ajuda de um saco pasteleiro de boquilha lisa. Cobrir a parte superior com o chocolate preto derretido. Deixar arrefecer um pouco e colocar um pouco de chocolate branco derretido a gosto.

Comentário:

O chocolate para cobrir os éclaires pode ser substituído por fondant e o recheio pode ser ao gosto de cada um, ou até mesmo facultativo.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário