segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Panna cotta com couli de frutos vermelhos


Receita;
Ingredientes para 10 pessoas

Para a panna cotta:
1 l natas (35% mg)
0,200 kg açúcar
5 unidades folhas de gelatina

Para o couli de frutos vermelhos:
0,500 kg frutos vermelhos congelados
0,250 kg açúcar
0,250 l água
0,050 kg limão
0,100 kg framboesas
0,100 kg morango
0,100 kg mirtilos

Desenvolvimento:

Para realizar a panna cotta:
Colocar as formas onde vão colocar a panna cotta no frigorífico. Colocar as folhas de gelatina em água. Reunir num tacho as natas e o açúcar e misturar. Levar ao lume a ferver. Fora do lume adicionar a gelatina escorrida e mexer. Verter nas formas refrigeradas e colocar no frio pelo menos duas horas.

Para realizar o couli de frutos vermelhos:
Realizar uma calda de açúcar fervendo o açúcar e a água. Colocar sobre os frutos vermelhos e mexer. Triturar com a varinha mágica, ou ainda melhor meter no copo misturador e passar num passador chinês (passador de rede fina). Esfriar e reservar.

Lavar os frutos vermelhos e cortar ou não a gosto. Reservar.
Para desenformar a panna cotta, colocar as formas num pouco de água quente e desenformar de imediato. Empratar a gosto.

Comentário:

Esta sobremesa é de origem italiana. A tradução palavra a palavra significa "natas cozidas". O mais corrente é de utilizar o couli de frutos vermelhos (com frutos frescos ou congelados) para acompanhar esta sobremesa. Eu fiz da maneira mais simples, mas se tivermos um pouco de imaginação, poderíamos adicionar nas natas umas especiarias, como por exemplo um pouco de anis estrelado ou até um pouco de cardamomo, e até um pouco de leite de coco. Por isso não tenha medo: cozinhe, experimente. As grandes ideias nascem muitas vezes de experiências assim. Às vezes vale a pena e noutras não passa de mais uma experiência. Como diz a celebre frase, "o caminho faz-se caminhando".

Sem comentários:

Enviar um comentário