quinta-feira, 1 de março de 2012

Bacalhau à Food & Flirt

 
 



Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg lombo de bacalhau
0,400 kg camarão (20/30)
0,250 kg massa folhada de compra
4 Unidades ovos inteiros
0,020 kg salsa
0,100 kg cenoura
0,100 kg cogumelos de "Paris"
0,100 kg brócolos
0,100 kg couve coração
0,025 kg alho
1 pacote de molho de marisco de compra
0,100 kg farinha sem fermento
0,5 l óleo alimentar
Q.b sal fino
Q.b pimenta branca moída

Desenvolvimento:

Cortar o bacalhau em lombos limpos de espinha e de peles. Passar por farinha, ovo e fritar em óleo. Escorrer e reservar.
Descascar os camarões (não se esquecer de tirar a tripa), saltear em azeite e alho picado. Guardar 1 camarão por pessoa para decorar.
Descascar e laminar a cenoura finamente, cozer em água e sal, escorrer e reservar. Fazer o mesmo com as folhas de couve e os brócolos. Lavar e saltear os cogumelos laminados. Juntar os vegetais todos os vegetais (menos as folhas de couve) assim como os camarões descascados e temperar os ingredientes com sal, pimenta, azeite e alho.
Estender a massa folhada. Colocar 1 folha de couve bem escorrida, por cima meter um pouco de vegetais com camarão, o lombo de bacalhau frito. Acrescentar mais uma camada de vegetais e acabar com uma folha de couve. Envolver tudo fazendo um pequeno embrulho. Colocar num tabuleiro com papel vegetal e pincelar com gemas de ovo previamente batidas e levar a forno quente a 180ºC durante cerca de 12 minutos.
Verificar a cozedura e cortar o folhado de bacalhau com ajuda de uma faca de serra e colocar sobre o molho de camarão. Decorar com 1 camarão e um ramo de salsa.

O meu comentário:
Aprendi a fazer este prato de bacalhau no restaurante chamado Food & Flirt no Cais de Gaia onde fui chefe de cozinha durante cerca de 6 meses. Infelizmente, e por grande pena minha, já não existe. Este prato agrada-me porque é um pouco diferente do que se costuma ver. É uma iguaria que não pode faltar nos cardápios que elaboro, porque além de ser apelativo é um prato completo e muito bom.
Já agora uma dica: no lugar de comprar o molho de marisco, costumo aproveitar as cabeças dos camarões para elaborar o meu molho de marisco...Pois tudo na cozinha se transforma...

6 comentários:

  1. É um prato bastante elegante acho eu, um dia vou tentar realizá-lo cá por casa, há qualquer coisa neste prato que me chama a atenção...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma excelente alternativa aos pratos de bacalhau comuns que encontramos por todo o lado. É um prato de simples confeção e acredita as pessoas ficam sempre deliciados, pois além de ser bom é bonito...Guarda-o para ocasiões especiais...

      Eliminar
    2. Pois, então é o que vou fazer, vou guardá-lo para uma ocasião especial e depois comento a opinião de quem experimentou. Obrigado.

      Eliminar
  2. Como tinha dito, guardei este prato para o fazer hoje, para o aniversário do meu avô que adora bacalhau, depois conto como correu Jorge, obrigado por tudo, BOA PÁSCOA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai correr tudo bem, bom trabalho e boa páscoa igualmente...

      Eliminar
    2. obrigado, sim de facto, correu tudo bem, o meu avô adorou o jantar que lhe fiz e adorou o seu bolo de aniversário, fiz um creme de ervilhas com ovo escalfado, a receita que aqui mostra de quiche com bacon e queijo da ilha de são jorge, este tal fenomenal prato, Bacalhau à Food & Flirt e um bolo de 1 andar de chocolate com mousse de morango... Ele e todos nós adoramos, obrigado pelas suas receitas, apoio e conselhos determinantes para o meu sucesso. Obrigado por tudo Jorge, abraço...

      Eliminar