quinta-feira, 1 de março de 2012

Tiramisu à Chefe Mário Muratore





Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

4 gemas de ovo
0,100 kg açúcar em pó
0,500 kg queijo mascarpone
1 pacote de palitos larene
0,200 l café de máquina expresso
0,01 l amareto (licor de origem italiano)
0,050 kg cacau em pó amargo

Desenvolvimento:

Bater as gemas de ovo muito bem com o açúcar em pó. Adicionar o queijo mascarpone à temperatura ambiente, de preferência com uma vara ou, ainda melhor, na batedeira eléctrica.
Embeber os palitos larene com o café expresso forte, aromatizado com um pouco de amaretto. Este licor típico de Itália é o que dá o sabor original e genuíno ao Tiramisu.
Embeber os palitos larene no café aromatizado, escorrê-los e então montar o tiramisu por camadas intercalando os palitos larene e o creme de queijo. Reservar em local refrigerado e, no momento de servir, polvilhar com chocolate preto amargo em pó.

O meu comentário:

O nome que eu dou à minha receita de tiramisu é em homenagem a um chefe de cozinha italiano com quem trabalhei no Hotel de Paris no Mónaco. A ele devo muito pois foi uma daquelas pessoas que não se consegue esquecer pela paixão e pelo conhecimento que ele demonstrava todos os dias na arte de cozinhar. Ao pé dele não se sentia o cansaço mesmo após longas horas de trabalho pois dele emanava uma energia particular, estava sempre bem disposto e pronto a ensinar quem estava ao pé dele. Para mim foi uma  pessoa muito importante porque acabou por me transmitir o gosto pela culinária. Foi um dos homens da sombra do grande chefe Alain Ducasse...

Sem comentários:

Enviar um comentário