terça-feira, 27 de março de 2012

Tarte de maçã







Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa quebrada doce:
0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino

Desenvolvimento:
Peneirar a farinha, o açúcar em pó e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grosseira. Fazer um buraco mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos. Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão. Fazer uma bola de massa, envolver num pouco de pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.

Para a compota de maçã:
0,500 kg maçã tipo golden
0,100 kg  açúcar
0,050 kg manteiga
0,050 l vinho do Porto tinto
1 unidade pau de canela

Desenvolvimento:
Lavar as maçãs e descascar, cortar em pedaços tirando as sementes. Colocar num tacho a manteiga, as maçãs, o pau de canela, o açúcar e o vinho do Porto. Cozer em lume brando. Quando cozida, esmagar com um garfo grosseiramente. Esfriar e reservar.

Para o resto da receita:
0,800 kg de maçã golden
0,050 kg açúcar
0,025 kg manteiga
0,100 l abrilhantador

Desenvolvimento:
Depois de confeccionar a massa quebrada doce e a compota de maçã vamos fazer a tarte.
Untar uma tarteira com manteiga. Estender a massa (5 mm) de espessura e colocar na tarteira, de preferência antiaderente. Adicionar a compota de maçã. Por cima colocar as maçãs previamente descascadas e cortadas em lâminas finas. Meter a tarte no forno quente a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Passado esse tempo retirar a tarte e polvilhar com açúcar e colocar de novo no forno o tempo necessário. No final napar a tarte com um pouco de abrilhantador.
Comentário:

Esta receita fica muito bem servida tépida e acompanhada com um pouco de gelado a sua escolha. Experimente, prove e deixe um comentário....


1 comentário:

  1. Bom, a minha avó gosta muito de tarte de maçã e tem andado a chatear-me a cabeça para fazer uma aqui em casa, qualquer dia também vou experimentar fazer esta tarte e depois de provar digo mais alguma coisa.

    ResponderEliminar