segunda-feira, 5 de março de 2012

Pataniscas de delícias do mar


Receita:
Ingredientes para cerca de 30 pataniscas médias

0,250 kg delícias do mar
0,350 kg farinha de trigo sem fermento
5 unidades de ovos
0,20 l leite meio gordo
0,010 kg de fermento royal
0,010 kg salsa picada
0,020 kg alho picado
0,050 kg cebola picada
0,005 l de azeite
Q.b sal fino
Q.b piripiri líquido
Q.b óleo alimentar (para fritar)

Desenvolvimento:

Começamos por separar as gemas das claras.
Numa bacia, junte as gemas, a farinha, o fermento, o azeite, a cebola e o alho picado finamente. Temperar com sal e o piripiri. Misturar os ingredientes e aos poucos adicione o leite e misturar tudo muito bem. Juntar a salsa picada e as delícias do mar previamente esfiapadas em fio e envolver tudo muito bem.
Bater as claras em castelo e envolver ao aparelho anterior.
O óleo para fritar deve estar bem quente quando lá introduzir, com a colher ou a concha, a massa para fritar. Depois de fritas, colocar as pataniscas sobre papel absorvente. ATENÇÃO: frite primeiro uma patanisca e prove para verificar o tempero.
Sirva de imediato acompanhado com arroz de tomate malandro ou servido como acepipe.

O meu comentário:

O importante neste tipo de confecção é saber elaborar a base, ou seja, saber que é preciso de ovos, farinha, leite, sal e pimenta para obter a massa das pataniscas.
Depois, cada um poderá dar asas a sua imaginação, cozinhar e degustar as pataniscas que lhe apetecer. Da minha parte, gosto delas com polvo, camarão e o imprescindível bacalhau. Claro que ficam bem com legumes variados. Também gosto muito delas com morcela de sangue, acompanhadas com um molho de maçã. Fica simplesmente divinal...
Hoje em dia, cozinhar está na moda e não há personagem pública que não edite um qualquer livro sobre cozinha.  Porquê isto acontece? Na minha modesta opinião porque o ser humano precisa mas não gosta da rotina. A cozinha permite quebrar um pouco essas rotinas, pois às pessoas podem criar coisas novas e descobrir novos sabores, no exercício duma tarefa diária.

3 comentários:

  1. Estas Pataniscas são deliciosas, já as fiz quer na escola quer cá em casa e são mesmo muito boas, obrigado pela receita Jorge.

    ResponderEliminar
  2. Acabei de fazer e todos cá em casa adoraram! Isto já são saudades das terças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita, ainda bem que tens saudades, pois quando esse sentimento existe, é porque algo valeu a pena… Obrigado pelo comentário, até breve…

      Eliminar