quinta-feira, 8 de março de 2012

Bacalhau com natas gratinado

 
 


Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,500 kg bacalhau posta demolhado
0,500 kg de batata
0,100 kg cebola
0,010 kg alho
1 folha de louro
0,050 l de azeite
0,050 kg de manteiga
1.0 l óleo alimentar
2 gemas de ovo
0,050 kg de farinha sem fermento
0,3 l leite meio gordo
0,1 l de natas 35 % mg
Q.b noz-de-moscada
Q.b sal fino
Q.b pimenta branca moída
1 unidade de cravinho da índia

Desenvolvimento:

Cozer o bacalhau em temperada com sal e com a cebola inteira picada com um cravinho da índia. Deixar cozer sem ferver, escorrer o bacalhau e guardar pelo menos 0,4 l de água de cozedura do bacalhau. Lascar o bacalhau e reservar.
Descascar as batatas e cortar aos cubos de 1 cm por 1 cm e fritar em óleo quente. Colocar sobre papel absorvente e reservar.
Para preparar o molho bechamel: Levar ao lume a manteiga. Assim que derreter, adicionar a farinha e mexer bem. Acrescentar o leite quente e o caldo de bacalhau que reservou, mexer sempre. Temperar com sal, pimenta e a noz-de-moscada. Deixar cozer por alguns minutos.
Picar as cebolas, os dentes de alho e refogar com a folha de louro no azeite durante cerca de 10 minutos.  Adicionar o bacalhau lascado e envolver bem. Juntar as batatas fritas  aos cubos, o molho bechamel, as natas e envolver tudo. Colocar numa travessa e pincelar a superfície com as gemas de ovo ligeiramente batidas. Levar a forno cerca de 15 a 20 minutos a 180ºC a 200ºC até ficar gratinado a gosto e servir de imediato.

Comentário:

Também pode substituir as gemas de ovo por um pouco de queijo ralado, isso depende do gosto de cada um. Aconselho vivamente acompanhar esta iguaria com uma salada de vegetais da época para o tornar a refeição um pouco mais leve.

Sem comentários:

Enviar um comentário