sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Massa folhada




Receita
Ingredientes para 1 kg farinha

1 kg farinha sem fermento
0,015 kg sal fino
0,475 l água
0,050 l aguardente
0,750 Kg gordura própria para massa folhada
0,050 kg farinha sem fermento (para amassar)

Desenvolvimento:

Peneirar a farinha e colocar na bacia da batedeira. Juntar o sal fino, os líquidos (água e aguardente), colocar o gancho e bater até todos os ingredientes ligarem (não deixar demasiado tempo sob pena de dar corpo à massa e dessa forma ficará mais elástica). Unir a massa em bola. Polvilhá-la ligeiramente com farinha. Fazer duas incisões em cruz no topo e reservar em local refrigerado.

Amolecer a gordura com o rolo em cima do mármore. A gordura e a massa deve ficar com a mesma consistência. 
Com a massa formar um quadrado de 1 cm de espessura. Estender a massa. Embrulhar a gordura na massa e sobrepor as beiras. Estender a massa no sentido do comprimento para obter um retângulo três vezes mais comprido do que largo. Dobrar a massa em 3: dobrar 1/3 sobre si mesma e em seguida o outro terço para cima das outras duas). Dar à massa um quarto de volta para a direita (a abertura deve ficar à direita). Estender de novo a massa para obter um retângulo 3 vezes mais comprido do que largo. Voltar a dobrar a massa seguindo as indicações anteriores. Marcar a massa com a impressão dos dedos (colocar os dedos na horizontal de maneira que não fure as camadas de massa).

Embrulhar a massa folhada com duas e conservá-la em local fresco durante cerca de 30 minutos, e dar mais duas voltas. Deixar repousar novamente 30 minutos e dar outras duas voltas (6 voltas no total).

Colocar então a massa numa película aderente e guardar no frigorífico, ou colocar no congelador, devidamente identificada e datada.

Comentário:

Massa de base utilizada tanto para confeções salgadas como para doces...










2 comentários:

  1. Isso é que é vontade, dá cá um trabalhão!Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana, vontade não me falta, o que falta é tempo...
    Um abraço...

    ResponderEliminar