quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sopa de cebola gratinada


Receita
Ingredientes para 6 pessoas:

0,700 kg cebola
0,070 kg manteiga
0,010 kg açúcar
0,015 kg farinha sem fermento
1,5 l Caldo de galinha
0,100 l vinho branco
1 unidade pão tipo baguete
2 unidades folha de louro
0,005 kg tomilho
0,200 kg queijo tipo "gruyère"
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho
Q.b noz-de-moscada

Desenvolvimento:

Descascar as cebolas e cortar em meia-lua fina. Colocar a manteiga numa sertã, deixar derreter, e adicionar as cebolas. Caramelizar ligeiramente (Cuidado caramelizar não quer dizer queimado). Quando as cebolas estiverem bem coloridas, juntar a farinha sobre forma de chuva, mexer, e colocar o vinho branco. Reduzir um pouco. Colocar o conteúdo dentro de uma panela, e molhar com o caldo de galinha. Temperar com sal, pimenta, o açúcar, tomilho e folhas de louro (também pode optar por colocar um ramo de cheiros). Levantar fervura e deixar cozinhar em lume brando cerca de 1 hora.
Cortar o pão em lâminas de 0,5 cm de espessura e tostá-las ligeiramente com o forno ligado em "grill". Verificar os temperos da sopa.
Num taça "tête de lion", colocar um pouco de pão, queijo, a sopa e por fim meter lâminas de pão polvilhadas com queijo "gruyère". Salpicar com um pouco de noz-de-moscada, pimenta do moinho e colocar no forno com a função "Grill", até ficar com uma cor dourada.
Degustar sem esperar...

Comentário:

Esta receita é um grande clássico da cozinha francesa. A receita é simples. Na minha opinião deve ficar simples, pois por vezes os cozinheiros tendem a complicar o que não precisa...








Sem comentários:

Enviar um comentário