terça-feira, 6 de maio de 2014

Chá de Hortelã

A hortelã, também conhecida como menta, é uma planta aromática de cheiro puro, refrescante e de sabor intenso. É uma planta herbácea de 25 cm a 100 cm de altura, vivaz e rústica. Essa espécie é reconhecida pelas cores verde-escuras das folhas e avermelhadas das flores, caules e pecíolos, e ainda pela sua maior robustez e riqueza em óleo essencial. As suas folhas fornecem vitaminas A, B, C e minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio).



Propriedades terapêuticas: Erva descongestionante, a sua infusão é indicada no tratamento de gripe. Evita situações de azia e má digestão. Auxilia no alívio de dores abdominais e dores musculares.

Usos culinários: Tempero de pratos salgados, aromatizar bebidas (chás, sumos), usada no fabrico de rebuçados, temperar carnes (especialmente carneiro), sopas, saladas e ervilhas. (Fonte: Ministério da saúde)

Mas o que me dá mesmo muito gozo é ir à varanda onde ela cresce num vaso, tirar meia dúzia de folhas, lavá-las e colocá-las num pouco de água e ferver para fazer um maravilhoso chá. É óptimo para depois duma bela refeição. Os árabes, pelo menos os que conheci, bebem muito deste chá.

Sem comentários:

Enviar um comentário