sábado, 15 de março de 2014

"Pithivier"



Receita
Ingredientes para 8 pessoas

0,400 kg massa folhada (ver receita)
0,200 kg creme de amêndoa (ver receita)
1 unidade ovo (para pincelar)
0,050 l abrilhantador


Desenvolvimento:

Dividir a massa folhada em duas partes iguais. Estender a massa folhada com 3 mm de espessura, para obter um disco com cerca de 25 cm de diâmetro (parte de baixo) e outro com cerca de 27 cm (parte de cima). 
Colocar o disco de baixo num tabuleiro forrado com papel vegetal. Marcar o lugar do creme com ajuda de um aro de 16 cm. Pincelar com o ovo batido o contorno com ajuda de um pincel. Colocar o creme de amêndoa com um saco pasteleiro e uma boquilha lisa. 
Cobrir então com o segundo disco (o maior). Aderir bem e colar os bordos pressionando com os dedos. Igualizar a forma com um corta massa. Colocar o preparado no frigorífico cerca de 1 hora. 
Pincelar com o ovo batido o "pithivier". Abrir uma pequena cavidade no centro para deixar sair o vapor. Meter o preparado no forno quente a 200ºC, até que comece a ganhar cor, e depois reduzir ligeiramente a temperatura para os 180ºC, e deixar cerca de 30 a 40 minutos.
Retirar. Colocar sobre uma grelha e pincelar com o abrilhantador.

Comentário:

Prato oriundo de França, também chamado "Galette des Rois", traduzindo o bolo dos Reis, ou seja é uma iguaria que não pode faltar para o povo francês no dia dos Reis, a dia 06 de Janeiro. Para quem não aprecia creme de amêndoa, poderá substituir por uma compota de maçã. Fica uma delícia...


Sem comentários:

Enviar um comentário