Receita
Ingredientes para 4 pessoas
1 kg sardinha frescas de média dimensão
0,400 kg arroz caldoso de tomate (ver receita)
0,100 kg limão
0,025 l azeite
0,025 kg alho
2 unidades folha de louro
4 unidades ovo de galinha
0,200 kg pão ralado
0,100 kg farinha sem fermento
0,010 kg tomilho
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho
Desenvolvimento:
Amanhar as sardinhas. Tirar a cabeça e a espinha central sem separar os filetes e reservar. Marinar as costeletas de sardinha com o alho picado, sumo de limão, sal, pimenta preta do moinho, salpicar com tomilho, folha de louro e regar com um pouco de azeite. Deixar assim cerca de 1 hora.
Para panar as costeletas: Passar as sardinhas pela farinha, sacudir bem, depois pelos ovos batidos, e de seguida pelo pão ralado. Fritar em óleo quente, escorrer sobre papel absorvente, e reservar.
Acompanhar com arroz caldoso de tomate (ver receita).
Comentário:
O que dizer, a não ser, como diz José Bento dos Santos, que "se a sardinha fosse mais cara era o nosso caviar". Acredito sinceramente que daqui a algum tempo será mesmo o nosso caviar, pois todos os pratos de "pobre", acabam sempre por, mais tarde ou mais cedo, irem à mesa dos pratos dos "ricos". E aí, a sardinha, hoje olhada de soslaio, será "descoberta" pelas mentes que se guiam pelas modas.
Mais uma excelente receita. Mas realmente, quem se lembraria de umas "costeletas" de sardinha...
ResponderEliminarE acredito que ao preço a que as sasrdinhas são vendidas, a aumentar de ano para ano, não tarda vai deixar de ser "peixe de pobre" a ser peixe só para carteiras fartas.
Olá mais uma vez
ResponderEliminarMuitas vezes os produtos ditos dos pobres acabam sempre por acabar nas mesas dos ricos…
A sardinha continua a ser um produto genuíno e com sabor fantástico, bem melhor do que os peixes de aquacultura vendidos a preços razoáveis mas com pouco sabor…
Um abraço…