quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Lombo de pescada com todos




Receita;

Ingredientes para 4 pessoas

0,600 Kg lombo de pescada limpo de espinhas
0,500 Kg camarão (tamanho 20/30)
4 Unidades de ovo escalfado
0,400 Kg puré de batata roxa (batata/pomme vitelotte)
0,400 Kg pétalas de tomate confitado (ver receita)
Q.b Legumes baby (cenoura, espargos, feijão verde)
Q.b Crocante de pão rendado (ver receita)
Q.b Vinagre branco
Q.b Manteiga
Q.b Leite meio gordo
Q.b Sumo de limão
0,100 L azeite
Q.b Sal grosso
Q.b Pimenta preta do moinho

Desenvolvimento;

Para os ovos escalfados; Ferver 1 l de água e adicionar o vinagre branco e um pouco de sal grosso. Partir os ovos um a um numa tigela e depois meter água a fervilhar muito levemente. Deixar cerca de 3 minutos e colocar os ovos numa bacia com água fria. Apará-los e reservar.

Para o puré de batata roxa; Descascar as batatas e cozer em água e sal. Quando estiverem cozidas, escorrer, passar pela peneira de rede fina, colocar num tacho e adicionar um pouco de manteiga, leite, sal e umas gotas de sumo de limão, reservar. 

Para o resto da receita; Cortar a pescada livre de espinhas em nacos de 120 gr cada. Colocar num saco de vácuo com um pouco de azeite, sal e pimenta, e selar o saco. Colocar um tacho a ferver, desligar e colocar os lombos de pescada dentro. Tapar e deixar dessa forma cerca de 6 a 8 minutos. 
Descascar os camarões e saltear numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, temperar com sal e pimenta, reservar. 
Preparar a guarnição (os legumes baby cozidos em água e depois salteados em azeite, temperar com sal e pimenta), as pétalas de tomate confitado (ver receita), e por fim o crocante de pão rendado (ver receita).

Empratar a gosto...

Comentário;

É uma interpretação de uma iguaria típica portuguesa apresentada de uma forma mais moderna... Eu provei, apreciei e recomendo...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário