terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Chambão de borrego estufado


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

4 unidades chambão de borrego
0,025 kg alho
0,010 kg tomilho
0,005 kg cominhos
0,100 kg chalotas
0,200 kg cenoura
0,100 l azeite
0,500 l vinho branco
0,025 kg mel
1 l caldo de borrego/galinha
0,010 kg pimentão doce
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Temperar o chambão de borrego com sal e pimenta. Lavar e esmagar os alhos. Descascar as cenouras e as chalotas e cortar em "mirepoix". Reservar.
Colocar um tacho ao lume e juntar o azeite. Corar o chambão de borrego de todo as partes. Uma vez bem corado de todas as faces, adicionar as chalotas, cenouras, tomilho, cominho, e cozinhar alguns minutos. Colocar o vinho branco e reduzir de metade. Ferver o caldo de borrego/galinha e juntar o mel. Verter na carne. Tapar o tacho, e colocar em forno quente a 200ºC durante cerca de 2 horas e meia, não se esquecendo de virar de vez em quando.
Passado esse tempo, verificar a cozedura, retirar o chambão para um outro recipiente. Passar a chinês o molho de cozedura, retificar os temperos, e, se necessário, deixar reduzir até atingir a consistência desejada.
Acompanhar com batata ao murro, puré de batata, risoto, enfim o que bem lhe apetecer... Não se esquecendo de colocar alguns legumes para guarnecer a iguaria.

Comentário:

O chambão de borrego é apreciado pelos conhecedores de boa cozinha. Pois com uma longa e lenta cozedura é uma carne que se torna tenra, suculenta, devido ao teor que contém de colagénio. O chambão de borrego pode ser cozinhado de várias maneiras: cozida, estufada, a baixa temperatura. O borrego liga muito bem com as especiarias, tal como o caril, o tandoori, não se esquecendo as ervas aromáticas tais como o alecrim, ou o tomilho...

Sem comentários:

Enviar um comentário