segunda-feira, 28 de julho de 2014

Bacalhau lascado servido no pão com molho de queijo da Serra



Receita
Ingredientes para 4 pessoas

1 kg posta de bacalhau demolhado
4 unidades de pão saloio com miolo
0,200 l azeite
0,400 kg grelos
0,300 kg cebola
0,025 kg alho
0,020 l vinagre branco
Q.b miolo de pinhão
Q.b sultanas
Q.b miolo de noz
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Para o molho de queijo da serra:
0,200 kg queijo da serra
0,400 l natas (35 % mg)

Desenvolvimento:

Para a preparação do bacalhau: 
Cozer o bacalhau em água, mas sem ferver, com sal, um fio de azeite, dente de alho esmagado e folha de louro. Verificar a cozedura das postas de bacalhau, retirar, lascar e reservar Guardar a água de cozedura do bacalhau.

Para a preparação do pão: 
Cortar a côdea na parte superior de cada pão saloio e retirar o miolo do interior. Transferir para um tabuleiro e regar com um pouco de azeite e levar ao forno para tostar ligeiramente. Utilizar o caldo de bacalhau para demolhar o restante miolo de pão cortado em pedaços pequenos e guardar.

Para a confeção dos legumes: 
Arranjar os grelos, lavar as pontas em água e cozer em água e sal. Escorrer, refrescar e reservar.
Descascar as cebolas, cortar em meia-lua. Colocar um pouco de azeite numa sertã, juntar as cebolas, a folha de louro, temperar com sal e pimenta e cozinhar. Passado algum tempo adicionar os dentes de alho picados, e refogar de novo. No fim juntar o vinagre, mexer e reservar.

Para o resto da receita: 
Colocar num tacho a cebolada, o miolo de pão amolecido e mexer. Juntar os grelos, temperar com sal e pimenta, e mexer até obter um preparado cremoso. Adicionar então as lascas de bacalhau e envolver com muito cuidado para manter as lascas o mais inteiras possíveis. Juntar uma gota de vinagre e mexer delicadamente. Colocar as migas no pão tostado e levar ao forno por 5 minutos em forno quente a 180ºC. À saída do forno colocar a mistura miolo de pinhão/nozes, e sultanas (na foto somente consta amêndoa laminada, pois era o que tinha à disposição).
Servir esta iguaria acompanhada com o molho de queijo da Serra.

Comentário:

Podem substituir o queijo da Serra pelo queijo de Azeitão... Desta vez optei por separar os grelos dos restantes ingredientes da receita...


Sem comentários:

Enviar um comentário