domingo, 5 de maio de 2013

Conchiglie com camarão e espargos verdes


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

Para o caldo de marisco:
1 kg cabeças de camarão
0,100 kg cebola
0,025 kg alho
0,300 kg tomate maduro
1 unidade folha de louro
1 unidade ramo de cheiro
0,200 l vinho branco
0,050 l cognac
1,500 l caldo de peixe

Para o resto da receita:
0,250 kg espargos verdes
0,500 kg camarão descascado
24 unidades de massa conchiglie
0,100 kg tomate confitado
0,025 kg alho
0,100 l azeite
Q.b sal grosso
Q.b pimenta do moinho

Desenvolvimento:

Para a elaboração do creme de marisco:
Colocar as cabeças e gambas numa caçarola juntamente com os vegetais aromáticos picados e refogar. Esmagar com ajuda de um pilão as cabeças de camarão. Juntar os tomates grosseiramente picados, refogar, adicionar o vinho branco e reduzir. Adiccionar o ramo de cheiros e o caldo de peixe suficiente até cobrir e deixar ferver em lume brando durante cerca de 45 minutos. Passar a chinês e ferver novamente. Reduzir até obter a consistência desejada e reservar.

Para o resto da receita:
Saltear os camarões limpos de casca, cabeça e tripa, em azeite, temperar com sal e pimenta, e no final juntar um pouco de alho picado, e guardar.
Descascar os espargos e cortar a parte da cabeça (5 cm) e das pontas dos espargos. Cozer em água e sal as cabeças dos espargos, escorrer, e esfriar. Temperar com sal, pimenta e um fio de azeite, e colocar num prato. Assim, no momento de servir, é só necessário aquecer 1 a 2 minutos no micro-ondas.
Com a parte restante dos espargos, laminar finamente, e refogar cerca de 5 a 6 minutos num tacho com um pouco de azeite. Temperar com sal e pimenta, e reservar.
Cozer os conchiglies em água abundante e sal, mantendo-lhos "al dente".
Rechear a massa com um pouco de refogado de espargos, e adicionar a ponta de espargo, com o tomate confitado. No momento de servir colocar um pouco de molho nos conchiglies recheados. Empratar a gosto...

Comentário:

Um bom prato de massa sabe sempre bem. O recheio é para variar um pouco e este parece muito agradável e, sobretudo, é muito saboroso.
Também podemos rechear a base dos conchiglies com um pouco de alho francês refogado... É uma questão de imaginação.



Sem comentários:

Enviar um comentário