quarta-feira, 23 de maio de 2018

"Tataki" de vitela



Receita;
Ingredientes para 2 pessoas

0,300 kg de lombo de vitela
0,100 kg  de sésamo branco

Para a marinada;
0,020 l soja
0,020 l água
0,015 kg mel
Q.b gengibre fresco ralado
Q.b coentros moídos

Para o puré de batata-doce;
0,200 kg batata doce
0,010 kg alho
0,010 l azeite
0,025 kg manteiga
Q.b sal grosso

Para os legumes;
Q.b legumes da época salteados

Para o molho;
0,010 kg mel
0,050 l caldo de carne escuro
0,010 l molho de soja
Q.b malagueta vermelha

Desenvolvimento;

Começar por preparar a marinada juntando todos os ingredientes numa tigela. Aparar a carne e cortar num retângulo de aproximadamente 3 cm de espessura. Meter a carne na marinada e deixar pelo menos 5 horas no frigorífico tapada com pelicula aderente.

Para o puré de batata-doce; Laminar uma batata-doce finamente, fritar em óleo e reservar. Descascar as restantes batatas, cortar em cubos pequenos, refogar num pouco de azeite, alho e deixar cozinhar lentamente. Temperar com sal e, quando necessário, adicionar um pouco de água. Passar pela peneira, juntar um pouco de manteiga e retificar os temperos. 
Preparar os legumes a gosto e reservar.
Colocar os ingredientes do molho e ferver, retificar temperos, passar a chinês e reservar. 

Retirar a carne da marinada, escorrer, passar pelo sésamo. Corar todos os lados da carne (cerca de 2 minutos de cada lado) numa frigideira antiaderente. Retirar e deixar a repousar em cima de uma grelha. Cortar em nacos a carne com cuidado para manter o sésamo e empratar a gosto.

Comentário;


Eu costumo utilizar "Filet mignon" de vitela quando realizo esta receita, porém na foto utilizei coração de alcatra (mais barato) contudo não ficou desagradável. Também costumo fazer um puré de batata clássico onde junto um pouco de "wasabi", neste caso substitui por batata-doce, pois não tinha o condimento disponível... Em conclusão, penso que ficou um prato apelativo, cheio de sabor e mais uma vez delicioso...  






Sem comentários:

Enviar um comentário