quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Magret de pato, com os seus sabores outonal




Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg peito de pato
0,300 kg batata doce
0,600 kg maçã tipo "reineta"
0,400 kg batata doce (laranja)
0,200 kg batata pequena
0,020 kg açúcar em pó
0,050 l azeite
0,020 kg manteiga
0,100 l vinho Madeira
0,050 l vinho do Porto
0,100 l caldo de pato escuro
Q.b de sementes de abóbora secas e tostadas
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Para a preparação dos peitos de pato:
Aparar os peitos de pato, retirar os nervos, assim como quaisquer vestígios de sangue. Fazer incisões na pele mas com cuidado para não atingir a carne. Temperar os "magrets", e alourar numa frigideira, sem acrescentar nenhum tipo de gordura. Saltear em primeiro lugar do lado da pele gorda durante cerca de 7 a 8 minutos, depois virar com ajuda de uma espátula e acabar a cozedura durante mais alguns minutos, mas tendo o cuidado de os manter rosados por dentro.
Retirar e colocar em cima de uma grelha cobertos com um papel de alumínio e deixar cerca de 5 a 10 minutos antes de servir. 
Retirar da sertã a gordura em excesso e refrescar com o vinho Madeira. Reduzir e adicionar o caldo de pato escuro. Reduzir de novo, passar pelo chinês de rede fina para um tacho, e adicionar um pouco de manteiga bem fria e envolver. Rectificar os temperos, reservar. 

Para o puré de maçã: 
Lavar e colocar as maçãs num tabuleiro. Regar com o vinho do Porto e juntar um pouco de água. Meter no forno a 180ºC durante cerca de 1 hora, verificando sempre para que tenha algum líquido. Verificar a cozedura, retirar a pele e as sementes e triturar com ajuda de um copo misturador ou, se a tiver, de uma "Bimby". Adicionar um pouco de sal e pimenta do moinho e reservar.
Depois, retirar a casca de uma maçã, cortar em gomos regulares e saltear com um pouco de açúcar e manteiga. Reservar.  

Para o puré de batata-doce:
Descascar a batata-doce e cortar em pedaços pequenos. Colocar dentro de um tacho com um pouco de gordura (azeite ou manteiga), sal, pimenta e um pouco de água. Deixar refogar lentamente até ficar cozido. Passar pelo copo misturador, retificar temperos e, se necessário, pode acrescentar um naco de manteiga para aumentar a cremosidade. Reservar. 

Para as batatas:
Lavar as batatas e dar-lhes uma forma de cogumelo. Bringir, escorrer, e saltear numa frigideira com um fio de azeite. Temperar com sal e pimenta, e reservar. 

Para as maçãs e batata-doce crocante:
Lavar e laminar finamente na fiambreira. Salpicar açúcar em pó num tapete de silicone. De seguida colocar as lâminas de maçã e batata-doce, polvilhar de novo com açúcar em pó, e meter ao forno (a 100ºC) cerca de 2 horas virando de vez em quando. Quando estiverem desidratadas, colocar numa caixa e tapar hermeticamente, e guardar. 

Empratar a gosto...

Comentário:


Muito bom e muito apelativo. Recomendo vivamente...



Sem comentários:

Enviar um comentário