terça-feira, 19 de junho de 2018

A minha interpretação da sardinha do São João




Receita; 
Ingredientes para 4 pessoas

0,5 kg sardinha média
0,010 l sumo de limão
0,100 kg tomate confitado (ver receita)
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho
Q.b segurelha

Para o couli de pimento assado;
0,200 kg pimento vermelho
Q.b sal fino
Q.b piripiri
Q.b azeite

Para a batata migada;
0,600 kg batata
0,015 kg alho
1 unidade folha de louro
0,010 kg salsa
0,010 kg azeitona preta sem caroço

Desenvolvimento;

Para o couli de pimento assado; Lavar o pimento e colocar no forno a 250ª C. Também pode optar por fritar ou grelhar. De seguida colocar numa bacia e tapar com pelicula aderente. Deixar assim cerca de 20 minutos. Desta forma a pele sai mais facilmente. Depois retirar a pele com os dedos. As partes mais resistentes deverão ser retiradas com uma faca. Cortar a base do pimento e retirar as pevides. Lavar novamente e secá-los. Colocar numa liquidificadora adicionando um pouco de sal, piripiri, azeite e triturar até estar tudo bem homogéneo. Retirar e reservar. 

Para as sardinhas; Escamar e limpar as sardinhas. Filetar delicadamente, e retirar o máximo de espinhas com ajuda de uma pinça apropriada. Colocar os filetes num recipiente e temperar com um pouco de sumo de limão, sal e pimenta. Colocar os filetes com a pele virada para cima e meter no frigorífico. Reservar as espinhas, sangrar e reservar.  

Para a batata migada; Lavar a batata, e cozer com a pele, um dente de alho, sal e um fio de azeite. Quando estiver cozida, escorrer, retirar a pele, colocar a batata num tacho, e migá-la com ajuda de um garfo. Adicionar um fio de azeite, salsa picada grosseiramente e azeitonas em gomos. Retificar os temperos e guardar.
Preparar os tomates confitados (ver receita)

No momento de servir ligar o maçarico e submeter os filetes de sardinha ao calor intenso apenas por fora, de forma a cozinhar o alimento à superfície, deixando-o um pouco cru no seu interior.
Fritar as espinhas de sardinha em óleo, escorrer, e servir com os restantes ingredientes...

Empratar a gosto...

Comentário;


Fica aqui a minha interpretação da sardinha do São João. Bom, simples e arrojado... Recomendo...









Sem comentários:

Enviar um comentário