segunda-feira, 25 de julho de 2016

Rojões marinados com vinho tinto e cerveja preta



Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,600 kg perna de porco sem osso
0,250 kg barriga de porco
0,150 kg banha de porco
0,150 l vinho branco
0,150 l cerveja preta
0,025 kg alho
0,010 l piripiri líquido
2 unidades de cravinho da Índia
0,100 kg limão
0,050 kg pickles
Q.b sal grosso

Para a guarnição:
0,600 kg grelos de couve
0,600 kg batata
0,020 kg alho
0,020 kg amêndoa palitada (torrada)
0,050 l azeite
Q.b vinagre branco
Qb sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Para a preparação da guarnição: Lavar os grelos de couve, separar as folhas dos caules (se os caules forem tenros pode aproveitá-los) e cozer em água e sal. Escorrer e refrescar. No momento de servir saltear com azeite, um pouco de alho e temperar com sal, pimenta e salpicar com umas gotas de vinagre branco.
Cozer as batatas com a pele em água e sal. Manter as batatas firmes e retirar, esfriar e tirar a pele. Cortar ao meio, temperar com sal, pimenta e um fio de azeite.
Picar os pickles grosseiramente e guardar.


Para a confeção dos rojões: Cortar a carne em cubos regulares. Marinar com o vinho tinto, cerveja preta, sal grosso, dentes de alho picado, cravinho da Índia, o piripiri líquido, cerca de 12 horas. Colocar um tacho ao lume, adicionar a banha de porco, deixar derreter. Juntar a carne sem a marinada e deixar fritar a carne muito lentamente. Mexer os nacos de carne de vez em quando. Passado algum tempo adicionar a marinada e seguir com a cozedura da carne. Por fim salpicar com um pouco de sumo de limão.

Empratar os rojões e guarnecer com os grelos previamente salteados, com as amêndoas torradas, as batatas cozidas e os pickles picados grosseiramente.

Comentário:

Genuíno, simples e muito saboroso...



Sem comentários:

Enviar um comentário