quinta-feira, 7 de julho de 2016

Doce de morango e ruibarbo



Receita:
Ingredientes para 5 frascos de 220gr

0,600 kg ruibarbo
1,250 kg morangos
0,500 kg açúcar
0,010 l sumo de limão

Desenvolvimento:


Lave e descasque o ruibarbo. Corte em pedaços e reserve.
Tire o pedúnculo dos morangos, corte em quartos, lave, e escorra. Meta todos os ingredientes de um dia para ao outro num recipiente. Tape e coloque no frigorífico.  
No dia a seguir, ponha todos os ingredientes numa bacia de cobre especial (ou num tacho comum) para elaborar o doce e cozinhar até atingir o ponto de estrada.
Verta o doce ainda quente em frascos de vidro apropriados, previamente esterilizados e bem secos. Tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo até ficarem frios. Essa técnica permite criar um vácuo natural que leva o doce a conservar-se mais tempo. Depois de frios, guarde-os num local fresco e seco.
Desde que devidamente confecionados, guardados em frascos apropriados e esterilizados, os doces podem conservar-se alguns anos. 

Comentário:


Infelizmente em Portugal o preço do ruibarbo é, na minha opinião, demasiado alto. Sendo um grande apreciador desta planta, decidi há uns tempos atrás plantar umas sementes. Após várias tentativas, consegui com que um pé pegasse. Este doce barrado num pouco de pão torrado com manteiga fica divinal. Aconselho vivamente... 



Sem comentários:

Enviar um comentário