quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pêra surpresa recheada com figos



Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

1 kg pêra rocha (4 unidades)
0,250 kg massa folhada (ver receita)
1 unidade ovo
0,100 l gelado a gosto
Q.b folha de hortelã

Para o recheio de figos secos:
0,300 kg laranja
0,060 kg figos secos
0,050 l vinho do Porto tinto

Desenvolvimento:

Para a preparação do recheio: Fazer os "zestes" de laranja, e espremer a laranja. Reservar. Cortar os figos secos em "brunesa". Colocar numa tigela, os figos cortados, o vinho do Porto, os "zestes" e o sumo da laranja. Deixar marinar durante cerca de 2 horas. Passado esse tempo, colocar tudo num tacho e deixar cozinhar lentamente até o sumo evaporar e obter uma espécie de pasta. Deixar esfriar.

Para o resto da receita: pelar as pêras guardando os caules. Cortar ligeiramente a base das pêras, e com ajuda de um descaroçador de maçãs retirar as sementes. Rechear com o aparelho de figos.
Tender a massa folhada. Cortar 4 bases de massa rectangulares e colocar na base das pêras. Pincelar a restante massa com um pouco de água e cortar em tiras de 1,5 cm de largura. Colocar as tiras de massa à volta da pêra. Pincelar com o ovo previamente batido. Proteger os caules com um pouco de papel de alumínio. Meter ao forno quente a 200º C durante cerca de 15 a 20 minutos, até ficarem com uma cor dourada. Retirar.
Servir quente acompanhado de uma bola de gelado a gosto.

Comentário:

Uma delícia...













Sem comentários:

Enviar um comentário