terça-feira, 1 de setembro de 2015

Magret de pato com frutos vermelhos e "couscous"


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg peito de pato
0,050 l vinho tinto
0,160 kg frutos vermelhos congelados
0,020 l mel
0,010 kg tomilho
Q.b sal
Q.b pimenta preta do moinho

Para a guarnição:
0,100 kg "couscous" integral
0,020 l caldo de galinha
Q.b azeite
Q.b sal grosso
0,220 kg brócolos

Desenvolvimento:

Para a preparação da guarnição:
Ferver o caldo de galinha com o sal e colocar por cima do "Couscous", previamente colocado numa travessa. Tapar com película aderente e deixar cozer por alguns minutos (5 a 6 minutos). Passado esse tempo, juntar um fio de azeite mexer com um garfo e reservar.
Cozer as pontas de brócolos à inglesa (água e sal), retirar e temperar com sal, pimenta, alho picado e um pouco de azeite. Reservar.

Para a confeção do peito de pato:
Aparar o peito de pato e fazer umas incisões com ajuda de uma faca bem afiada. Colocar a carne numa sertã fria (com a pele para baixo) e aquecer lentamente. Retirar a gordura que se vai formando, e aumentar a temperatura até a pele ficar mais fina e estaladiça. Nesse momento virar o pato e corá-lo do lado da carne. Retirar e meter ao forno quente cerca de 5 minutos . Retirar do forno e colocar sobre uma grelha tapada com papel de alumínio.
Retirar a gordura da sertã (não a deitar fora). Juntar os frutos vermelhos, o mel, o vinho tinto, uns grãos de pimenta preta esmagados e o tomilho.( Ferver até o molho ficar tipo "xarope". Provar e adicionar mais mel em função da acidez desejada.
Empratar a gosto...

Comentário:

Uma dica sobre a gordura de pato:
A gordura de pato é muito saborosa. Experimente saltear umas batatas com essa gordura e vai ver que ficara surpreendido pela positiva.


Sem comentários:

Enviar um comentário