quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Broa de milho caseira



Receita;
Ingredientes para 1 kg 

0,500 kg de farinha de milho
0,300 kg farinha de centeio
0,200 kg farinha de trigo
1 l água
0,020 kg fermento padeiro
0,020 kg sal grosso
Q.b passas
Q.b vinho do Porto

Desenvolvimento;

Colocar numa bacia os 0,5 kg de farinha de milho e incorporar 0,600 l de água quente com o sal grosso. Mexer com uma colher de madeira, cobrir com um pano e deixar repousar cerca de 1 hora a temperatura ambiente. 
Num recipiente, juntar o fermento, 0,4 l de água e mexer. Reservar.
Abrir a massa obtida com a farinha de milho e adicionar a mistura água/fermento, misturar bem, de seguida juntar a farinha de centeio, mexer bem, por fim colocar a farinha trigo e envolver de novo. Cobrir com um pano e deixar levedar cerca de 1 hora num lugar tépido. 
Passado esse tempo, a massa deve ter aumentado de volume, dividir a massa ao meio, colocar numa bacia com farinha e moldar a broa. Dispor num tabuleiro com papel vegetal e polvilhado com farinha. Levar ao forno a 200ºC durante cerca de 1 hora. Retirar, colocar numa grelha, deixar esfriar um pouco e consumir de imediato ou guardar para futuras utilizações. 

Comentário;

Se desejar fazer uma broa com passas, basta colocar as passas previamente numa mistura de água quente com um pouco de vinho do Porto. Deixar cerca de 30 minutos, depois escorrer, e misturar à massa antes de esta ser moldada. 
Cuidado que neste tipo de receita, a quantidade de farinha e água pode variar um pouco, pois aí a voz da experiência fala mais alto, porém não tenham medo de experimentar… Fazer o seu próprio pão da um prazer imenso, alivia o stress…


É evidente que eu fiz a broa num forno convencional, pois é o que tenho à mão, mas se tiverem um forno a lenha, então aí passamos para um patamar superior ao nível do sabor, fica mesmo divinal...






Sem comentários:

Enviar um comentário