terça-feira, 28 de novembro de 2017

Arroz de peixe e marisco


Receita:
Ingredientes para 12 pessoas

0,300 kg arroz tipo carolino
0,600 kg peixe vermelho
0,500 lulas
1 kg camarão
0,400 kg miolo de amêijoa
0,400 kg miolo de mexilhão
0,200 kg cebola
0,200 kg pimento verde
0,020 kg alho
0,300 kg tomate
2 unidades folhas de louro
0,100 l vinho branco
0,050 l azeite
2,5 l caldo de marisco
0,020 kg coentros
Q.b malagueta
Q.b sal grosso

Desenvolvimento:
Descascar os camarões e retirar a tripa. Reservar. Fazer o caldo de marisco com as cabeças dos camarões. Guardar.
Amanhar o peixe, levantar em filetes, retirar as espinhas e cortar em nacos. Reservar. (aproveitar também as espinhas para fazer um fumet de peixe).
Preparar as lulas, cortar em tubos e guardar.
Colocar um tacho ao lume. Juntar o azeite, os dentes de alho e a cebola picados finamente, e deixar refogar. Colocar os pimentos verdes previamente cortados em brunesa grosseira e as folhas de louro. Adicionar os tomates cortados em concassê e cozinhar por mais uns 10 minutos. Refrescar com o vinho branco e deixar reduzir. Colocar um pouco de caldo de marisco, levantar fervura e juntar o arroz. Temperar com sal e malaguetas a gosto, sem as sementes. Deixar cozer sempre com uma pequena fervura mexendo continuamente, cerca de 15 minutos, adicionando caldo de marisco quando necessário. Por fim juntar os camarões descascados, o miolo de amêijoa e de mexilhão, e cozinhar por mais uns 5 minutos.
Servir o arroz caldoso de imediato decorando com folhas de coentros…
Nesta receita optei por fazer uma tempura (polme composto por água com gás fresca, farinha sem fermento e sal) e fritei algumas argolas de lulas, e um pouco de camarão para ter duas texturas no mesmo prato…

Comentário:

Utilizei o peixe vermelho, mas podem utilizar um peixe mais nobre como o robalo ou algo parecido, porém convém sempre retirar as espinhas (também prefiro retirar a pele do peixe neste caso), pois não há coisa mais desagradável do que comer um arroz tão saboroso com o peixe cheio de espinhas…



Sem comentários:

Enviar um comentário