quarta-feira, 14 de junho de 2017

Pães-de-leite


Receita:
Ingredientes para 16 unidades de 65 gr

Para o crescente:
0,100 kg farinha tipo 45
0,015 kg de fermento padeiro
0,065 l leite meio gordo morno

Para a massa:
0,425 kg farinha tipo 45
0,080 kg açúcar
0,010 kg sal fino
1 unidade ovo
0,200 l leite meio gordo morno
0,100 kg manteiga a temperatura ambiente
1 unidade ovo (para pincelar)

Desenvolvimento:

Para a preparação do crescente: Misturar todos os ingredientes, formar uma bola, colocar numa bacia e deixar num lugar tépido até que duplique de volume.
Para a massa: Misturar todos os ingredientes menos a manteiga, até obter um aparelho homogéneo e macio. Juntar a manteiga  e misturar de novo. De seguida colocar o crescente e trabalhar novamente a massa, até tudo ficar bem ligado. Deixar descansar cerca de 30 minutos a temperatura ambiente. Passado esse tempo, amassar, pesar pedaços de massa com 65 gr e formar pequenas bolas. Pegar cada bola e alongar para dar o formato dos tradicionais pães-de-leite. Meter sobre um tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha. Deixar levedar num sítio tépido até duplicar o volume. Pincelar com ovo previamente batido e colocar no forno quente a 180ºC durante cerca de 12 a 15 minutos consoante o forno. Retirar e deixar esfriar sobre uma grelha.

Comentário:


Com a mesma massa pode fazer algumas variedades de pães-de-leite, pois pode colocar pepitas de chocolate, ou polvilhar com "açúcar perle" se assim o entender.

O crescente

Antes de levedar

Depois de levedar

Sem comentários:

Enviar um comentário