quinta-feira, 15 de junho de 2017

Fogaça, especialidade de Santa Maria da Feira ( a minha versão)



Receita;
Ingredientes para 3 fogaças de 400 gr cada

Para o crescente: 
0,100 kg farinha sem fermento
0,070 l água morna
0,015 kg fermento padeiro

Para a massa:
0,550 kg farinha sem fermento
0,100 l água
3 unidades de ovo
0,010 kg sal fino
0,150 kg açúcar
0,100 kg manteiga (própria para bolo rei)
1 unidade ovo (para pincelar)
Q.b canela em pó
Q.b raspa de limão
Q.b manteiga (para colocar à saída do forno)

Desenvolvimento:

Para o crescente: Misturar todos os ingredientes, formar uma bola, colocar numa bacia e deixar num lugar tépido até que duplique de volume.

Para a massa: Misturar todos os ingredientes até obter um aparelho homogéneo, formar uma bola e colocar numa bacia coberto com um pano húmido. Deixar nessa forma cerca de 30 minutos. 
Estender a massa ligeiramente e envolver o crescente, até tudo ficar bem ligado. Pesar a massa, no meu caso obtive cerca de 1,250 kg de massa, por isso optei por dividir em três pedaços de cerca de 415 gr cada uma. Amassar cada naco de massa e alongar como podem verificar nas fotos abaixo. Espalmar e enrolar. Colocar sobre um tabuleiro previamente polvilhado com farinha. Deixar levedar cerca de 1 hora num ambiente tépido. Com ajuda de uma tesoura fazer quatro golpes no topo de cada pirâmide, dos quais resultarão os quatro coruchéus da torre de menagem do Castelo. Pincelar com ovo e levar ao forno quente a 200ºC durante cerca de 25 a 30 minutos, consoante o forno. Retirar do forno, barrar com um pouco de manteiga e colocar sobre uma grelha. 

Comentário:

Um pouco de história sobre este pão doce: "Decorria então o Séc. XVI, mais precisamente em 1505, em terras de Santa Maria da Feira surge um surto de peste, que afetou a maior parte da população. Com a população já dizimada e sem haver maneira de melhorias, o povo de Santa Maria da Feira pediu ao Mártir São Sebastião (o padroeiro de todo o condado de Santa Maria da Feira) a sua proteção. De forma a homenageá-lo decidiu fazer um pão doce, a “fogaça” que depois seria distribuído pela população em geral, nomeadamente pelos pobres".

Todos os anos a dia 20 de janeiro, celebra-se a Festa das Fogaceiras, em honra do Mártir S. Sebastião e em 2005 celebraram-se os 500 anos.


Esta não será a receita genuína, porém é uma versão que me agrada bastante…

O crescente antes de fermentar

A massa

O crescente depois de fermentar













Sem comentários:

Enviar um comentário