segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Rissóis de camarão



Receita:
Ingredientes para 35 unidades

Para a massa:
0,500 kg farinha sem fermento
0,500 l água
1 casca de limão
0,050 kg manteiga
0,010 kg sal fino

Para o recheio
35 unidades de camarão (tamanho 80/100)
0,020 kg creme de marisco desidratado
0,200 l leite meio gordo
0,050 kg manteiga
0,050 kg farinha sem fermento
0,150 kg alho francês
0,010 kg salsa
0,050 cebola
0,010 kg alho
1 unidade folha de louro
Q.b azeite
Q.b noz de moscada
Q.b sal fino

Para panar os rissóis
3 unidades ovos inteiros
0,300 kg pão ralado
0,100 kg farinha sem fermento
Q.b óleo para fritar

Desenvolvimento:

Para o recheio: Fazer o molho bechamel. Colocar num tacho a manteiga e deixar derreter. Adicionar a farinha, mexer e adicionar o leite previamente aquecido com o creme de marisco desidratado. Temperar o molho com o sal fino e a noz-de-moscada. Mexer e reservar.

Lavar e cortar o alho francês em brunesa. Lavar, descascar a cebola e o alho e picar. Numa frigideira colocar um pouco de azeite, refogar o alho francês juntamente com a cebola e o alho e juntar a folha de louro. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar até os legumes ficarem macios e sem água. Guardar.

Descascar os camarões (eu aproveitei as cascas para fazer um caldo leve de marisco e foi o caldo obtido com que elaborei a minha massa de rissóis), não se esquecendo de retirar a tripa. Saltear numa frigideira quente com um pouco de azeite, temperar com sal, pimenta e no final adicionar um pouco de alho picado e a salsa picada.

Para a massa: Ferver a água juntamente com a manteiga, a casca de limão e temperar com sal. Juntar a farinha de uma só vez e mexer até formar uma bola de massa. Nessa altura retirar do lume e trabalhar a massa numa bancada de trabalho para a homogeneizar. Reservar.

Para a confeção: Estender a massa finamente. Dispor vários montinhos de recheio e colocar no centro um camarão. Pincelar com água à volta de cada montinho de recheio. Dobrar a restante massa por cima, tapando com ela o recheio. Cortar os rissóis com um corta massa frisado e colocá-los num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Para panar os rissóis, passá-los primeiro pela farinha, a seguir pelos ovos batidos e por fim pelo pão ralado. Fritar de seguida em óleo bem quente e em pouca quantidade de cada vez. Escorrê-los sobre papel absorvente e servir de imediato.

Comentário:

Utilizei alguns no próprio dia e congelei os restantes rissóis, que pretendo cozinhar num dia que não tenha tempo para fazer mais nada.
Não se esqueçam de utilizar os camarões na integra de forma a rentabilizar o produto todo. Neste caso usei as cascas e as cabeças dos camarões para fazer um caldo que substituiu perfeitamente a água na elaboração da massa de rissóis.





Sem comentários:

Enviar um comentário