domingo, 7 de agosto de 2016

"Charlotte" de ruibarbo


Receita:
Ingredientes para 10 pessoas:

0,700 kg ruibarbo (descascado e congelado)
0,150 kg açúcar
0,050 l água
2 pacotes de palitos "de la reine"
5 unidades de folhas de gelatina
0,400 l natas vegetais

Para a calda de açúcar;
0,200 l água
0,100 kg açúcar
1 casca de laranja
1 pau de canela

Para a cobertura:
0,200 kg frutos vermelhos diversos congelados
0,050 kg açúcar
2 folhas de gelatina

Desenvolvimento:

Para fazer a calda de açúcar; Colocar o açúcar, a água, casca de laranja e o pau de canela, ferver durante 2 a 3 minutos e reservar.


Cortar os palitos "de la reine", embebê-los ligeiramente e encamisar um aro de inox de 24 cm de diâmetro e 6,5 centímetros de altura. Guardar as aparas de palitos para colocar no meio do semifrio.


Para o bávaro de ruibarbo: Colocar num tacho os caules de ruibarbo, os 150 gr de açúcar, a água e deixar cozinhar durante cerca de 20 minutos. Triturar com uma varinha mágica e passar pela peneira. Levantar fervura e deixar cozinhar lentamente durante cerca de 5 minutos. Triturar e passar a chinês. Adicionar as folhas de gelatina escorridas, previamente metidas em água para amolecer.

Bater as natas em chantili leve e adicionar à mistura anterior. Envolver delicadamente.

Verter o aparelho no aro de inox até ao meio, adicionar as aparas de palitos "de la reine" e encher com a restante mistura. Colocar no frigorífico, de preferência, de um dia para ou outro.

Para a cobertura: Colocar os frutos vermelhos num tacho juntamente com o açúcar e deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos. Retirar do lume e adicionar as folhas de gelatina previamente amolecidas em água e escorridas. Mexer e deixar esfriar sem solidificar. Quando a mistura estiver fria mas não solidificada, colocar sobre a "charlotte". Deixar no frio durante cerca de 2 horas e servir bem fresco...

Comentário:

Visto que o ruibarbo está constantemente a expandir, vou cortando os caules, descasco-os e meto no congelador devidamente acondicionado. Depois vou usando quando necessário...








Sem comentários:

Enviar um comentário