domingo, 10 de janeiro de 2016

Grão-de-bico guisado com mão de porco



Receita:
Ingredientes para 10 pessoas

1 kg mão de porco (4 unidades)
1,5 kg pernil de porco com chispe (1 unidade)
0,100 kg cebola
0,600 kg grão-de-bico enlatado
0,200 kg arroz pilaf (ver receita)
0,020 kg alho
0,300 kg tomate coração de boi
2 unidades folhas de louro
0,120 kg chouriço
0,200 kg pimento vermelho
0,150 kg cenoura
0,200 l vinho branco
0,050 l azeite
0,010 kg pimentão doce
0,010 l piripiri líquido
0,010 kg grãos de pimenta preta
0,800 kg "bimi" a essência do brócolo
Q.b sal grosso

Desenvolvimento:

Lavar e cortar ao meio as mãos de porco, o chispe, e cortar o pernil de porco em nacos. Colocar numa bacia e salgar com sal grosso. Deixar de um dia para ao outro. Se utilizar grão-de-bico seco também terá de coloca-lo em água de um dia para ao outro em água e cozer no próprio dia.
No dia da confeção, lavar as carnes e cozer numa panela coberta com água, folha de louro, um dente de alho esmagado, e alguns grãos de pimenta preta. Assim que estiver cozido, retirar a panela do lume e deixar esfriar. Retirar as mãos de porco e o chispe, retirar os ossos e cortar em pedaços. Fazer o mesmo com o pernil de porco e reservar.
Descascar as cebolas e picar. Fazer o mesmo com os alhos e reservar. Lavar o pimento vermelho, retirar as sementes e cortar em cubos. Lavar as cenouras e cortar em rodelas grossas. Retirar a pele aos tomates, e as sementes e cortar em "concassê".
Num tacho colocar o azeite, e juntar as cebolas, deixar refogar alguns minutos e juntar os alhos, pimento em cubos, a folha de louro, o pimentão-doce e um pouco de sal grosso. Juntar o chouriço cortado em rodelas, e o tomate em "concassê". Cozinhar durante algum tempo. Refrescar com o vinho branco, reduzir, colocar um pouco de cozedura das carnes, e deixar apurar durante 10 a 15 minutos com uma fervura lenta. Adicionar as carnes sem osso de seguida o grão-de-bico e um pouco de piripiri líquido. Apurar cerca de 10 minutos, retificar os temperos e servir acompanhado com um arroz pilaf e os brócolos cozidos em água e sal.

Comentário:

O meu jantar de hoje à noite, e confesso deliciei-me mais uma vez...




Sem comentários:

Enviar um comentário