domingo, 11 de outubro de 2015

Flor de maçã com massa folhada



Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,600 kg maçã vermelha
0,010 l sumo de limão
0,200 kg massa folhada (ver receita)
0,020 kg doce de alperce
0,100 l água
Q.b manteiga (para ajudar a caramelizar)
Q.b açúcar (para ajudar a caramelizar)
Q.b açúcar em pó

Desenvolvimento:

Lavar bem as maçãs, e retirar o caroço com ajuda de um tira caroço. Cortar ao meio e laminar de preferência com ajuda de uma mandolina em fatias finas.
Meter as lâminas de maçã num recipiente com a água, sumo de limão e colocar no micro ondas por 2 a 3 minutos. Retirar e escorrer. Num tacho, aquecer o doce de alperce com um pouco de água, e reservar.
Estender a massa folhada com uma espessura de 0,5 milímetros em retângulo. Cortar em tiras regulares de 5 cm de espessura. Espalhar no centro de cada tira de maça folhada um pouco da mistura de doce de alperce/água. Dispor as lâminas de maçã apenas na metade superior da superfície das tiras de massa folhada. De seguida dobrar a metade inferior para cima como podem verificar na foto abaixo. Enrolar com cuidado e colocar as flores de maça numa forma de tarte ou de cake do mesmo tamanho. Salpicar com um pouco de açúcar em manteiga para ajudar a caramelizar um pouco mais rapidamente. Levar ao forno a 200ºC durante cerca de 25 a 30 minutos consoante o forno.
Salpicar com o açúcar em pó e servir de imediato.

Comentário:

Fica lindo e delicioso...















Sem comentários:

Enviar um comentário