terça-feira, 6 de outubro de 2015

Croquete de batata recheada com atum



Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,500 kg batata
0,120 kg atum em azeite
0,050 kg queijo da ilha de São Jorge
0,020 kg azeitona preta sem caroço
0,010 kg manjericão
2 unidades de ovo
0,100 kg farinha sem fermento
0,120 kg pão ralado
Q.b óleo (para fritar)
Q.b sal grosso

Para o resto da receita:
Q.b alface mistura
Q.b redução de vinagre balsâmico

Desenvolvimento:

Lavar e descascar as batatas. Cortar em pedaços grandes e cozer em água e sal. Verificar a cozedura, e escorrer. Passar pelo pass vite até reduzir a puré e retificar os temperos.
Estender uma folha de película aderente. Espalhar um rectângulo de puré de batata de 0,25 cm de espessura. Cortar o queijo em tiras finas e colocar no meio. Juntar o atum escorrido, as azeitonas cortadas em pedaços, o manjericão em juliana grosseira. Cobrir com mais um pouco de queijo. Formar um croquete, tendo o cuidado de fechar delicadamente as extremidades. Repetir a operação até esgotar o puré de batata. Colocar os croquetes obtidas no congelador cerca de 1 hora.
Passado esse tempo, retirar a película dos croquetes e passar pela farinha, sacudir bem, depois pelo ovo previamente batido, e por fim pelo pão ralado. Repetir a operação uma outra vez pelo ovo e o pão ralado de forma a obter a parte exterior bem crocante.
Fritar em óleo quente, alourando bem de ambos os lados. Retirar e escorrer sobre papel absorvente. Servir de imediato acompanhado de uma salada a gosto.

Comentário:

Uma ideia simples e rápida. Pode muito bem optar por substituir o recheio de atum por um recheio de carne se assim bem o entender.














Sem comentários:

Enviar um comentário