domingo, 2 de novembro de 2014

Gelado de baunilha


Receita
Ingredientes para 1 L

0,800 l leite meio gordo
0,200 l natas (35 % mg)
10 unidades gema de ovo
0,250 kg açúcar
1 unidade vagem de baunilha
0,002 kg estabilizador

Desenvolvimento:

Ferver o leite, as natas, e o estabilizador num tacho com a vagem de baunilha aberta a meio.
À parte colocar as gemas de ovo e o açúcar numa bacia e misturar muito bem. Verter a mistura leite/natas progressivamente na mistura das gemas e açúcar, e mexer bem. Colocar de novo no tacho e deixar cozer o creme sem ferver mexendo sempre até que o creme inglês cubra a espátula, e faça o ponto de napar (84ºC). Passar o creme pelo chinês de rede fina. Arrefecer rapidamente.

Deitar na sorveteira desinfetada e deixar o tempo necessário até obter a consistência desejada. Retirar e meter numa cuvete adequada e colocar no congelador.

Comentário:

Esta é uma base de gelados que oferece muitas possibilidade. Por exemplo se quiser fazer um gelado de café, basta acrescentar a essência de café, se quiser de pistácio adicione pasta de pistácio, etc.

Uma dica: A quantidade de estabilizador que devemos colocar nos gelados deve ser de 1 a 2% do peso total da mistura.


2 comentários:

  1. Boa noite,
    Todos os dias venho ao seu blog à procura de novidades.
    Tenho algumas perguntas acerca da máquina de gelado.
    Qual a marca? E se é preciso colocar previamente no congelador. Ando à procura de uma não seja necessário colocar no congelador. Desde já agradeço se poder responder
    Débora

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Debora,
    Desde já obrigado pelo seu comentário.
    No que se refere à marca da máquina não lhe sei dizer ao certo, pois ela já tem alguns anos e já não se consegue ver o logo da mesma. Este tipo de máquina não necessita de uma passagem pelo congelador, mas já são consideradas máquinas profissionais. Se quiser comprar alguma terá de ir a um armazém específico onde vende material somente para a restauração. Posso acrescentar que estas máquinas são bastante caras, pois o preço andara à volta dos 600 a 1000 euros, nunca menos...
    Mais uma vez obrigado,
    Um abraço,
    Jorge Silva

    ResponderEliminar