domingo, 3 de agosto de 2014

Sushi



Receita
Ingredientes para 20 unidades

Para o arroz:
0,500 kg arroz próprio para sushi
0,600 l água

Para temperar o arroz:
0,125 l vinagre de arroz
0,015 kg sal grosso
0,020 kg açúcar

Para o resto da receita:
0,200 kg manga
0,200 kg pepino
0,400 kg salmão fresco sem espinhas e sem pele
0,020 kg gengibre confitado
10 unidades alga nori
Q.b sementes de sésamo
Q.b mostarda wasabi
Q.b molho de soja

Desenvolvimento:

Para o tempero do arroz:
Colocar todos os ingredientes num tacho e colocar ao lume até ficar tudo tépido e o sal e o açúcar se dissolverem. Retirar e reservar. Esta mistura pode ser feita de véspera.

Para a cozedura do arroz:
Lavar bem o arroz em várias águas até esta ficar límpida. Colocar num tacho com a água. Tapar e deixar levantar fervura e deixar cerca de 10 minutos. Retirar do lume e deixar dessa forma arrefecer um pouco. Meter o arroz num tabuleiro. Soltá-lo com ajuda de um garfo e temperar com a mistura acima referenciada.

Preparação dos ingredientes necessários:
Cortar o lombo de salmão em tiras de 0,5 cm por 0,5 cm. Descascar a manga e cortar em juliana grossa. Descascar o pepino, cortar ao meio, retirar as sementes, e cortar também em juliana grossa. Misturar o pó de wasabi com um pouco de água até obter uma espécie de pasta.

Para a confeção do sushi:
Proteger a esteira com pelicula aderente. Colocar uma folha de alga nori e cobrir com um pouco de arroz temperado. Colocar um pouco de wasabi, tiras de salmão, manga e pepino. Enrolar com ajuda da esteira. Cortar o rolo obtido ao meio e depois em rodelas de 2 cm de espessura.

Para a confeção do sushi chamado "Califórnia":
Colocar em cima de uma esteira uma folha de alga nori e espalhar uma camada de aroz temperado. Polvilhar com as sementes de sésamo e voltar a alga ao contrário, ou seja desta vez a parte de fora será a camada de arroz. Colocar um pouco de wasabi, tiras de salmão, manga e pepino. Enrolar com ajuda da esteira. Cortar o rolo obtido ao meio e depois em rodelas de 2 cm de espessura.

Acompanhar o sushi com molho de soja, wasabi e gengibre confitado...

Comentário:

Não sou nenhum especialista na matéria, mas de vez em quando aprecio esta iguaria oriunda do Japão.
Dizem que é preciso estudar cerca de 5 anos para ser mestre de sushi no Japão, país onde levam tudo ao pormenor. Conclusão... ainda tenho muito que pedalar para lá chegar... Entretanto, sempre podemos fazer e apreciar...
E, já agora, para os meus companheiros de mesa, lembrem que experimentar coisas novas, na cozinha como em tudo, é sempre enriquecedor...
Bom apetite!


 
 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário