segunda-feira, 3 de julho de 2017

"Macaron" de chocolate com "ganache" de canela


Receita;
Ingredientes para 16 unidades (8 "macarons")

0,040 kg clara de ovo (sensivelmente 1 clara)
0,040 kg farinha de amêndoa
0,065 kg açúcar em pó
0,010 kg cacau magro em pó
0,015 kg açúcar

Para o creme "ganache";
0,100 chocolate preto 
0,080 l natas (35 % mg)
Q.b canela moída

Desenvolvimento:
Colocar a farinha de amêndoa, o açúcar, o cacau amargo em pó na liquidificadora e de seguida peneirar. Reservar.
Meter a clara de ovo numa bacia e colocar em banho-maria até a clara ficar tépida, retirar e adicionar o açúcar (0,015 kg). Bater até obter um "merengue" firme. Colocar um pouco de mistura de amêndoa/cacau/açúcar em pó e "macarroner" (envolver o aparelho do interior para o exterior da bacia), repetir a mesma operação três vezes até findar com a mistura de amêndoa/açúcar/cacau.
Verter o aparelho num saco pasteleiro com uma boquilha lisa e colocar montículos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente. Deixar cerca de 1 hora num ambiente seco e deixar "crouter", ou seja deixar ganhar uma crosta na superfície dos "macarons". Meter ao forno quente a 160ºC durante cerca de 8 minutos, baixar o forno para os 140ºC e deixar mais uns 4 minutos. Retirar, deixar esfriar.

Para o "ganache" de canela; Partir o chocolate em pedaços e colocar numa bacia. Juntar as natas. Colocar em banho-maria. Mexer de vez em quando com ajuda de umas varas. Quando estiver tudo bem envolvido, retirar, juntar a canela em pó a gosto e mexer. Colocar no frio durante cerca de 1 hora.
Rechear os "macarons" com o "ganache" de canela.
Comentário;


Esta receita é de simples confeção, porém nem sempre corre bem à primeira. Existe uma variedade muito grande de "macarons", em breve colocarei novas receitas doces e salgadas... Uma tentação...







Sem comentários:

Enviar um comentário