sábado, 26 de março de 2016

Salada de chicória frisada com "lardões" e ovo escalfado



Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,125 kg alface chicória frisada
0,010 l vinagre de vinho tinto
0,030 l azeite
0,200 kg bacon
0,200 kg pão de forma
0,050 kg manteiga
4 unidades ovo
Q.b óleo
Q.b vinagre branco
Q.b sal grosso
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Para fazer o vinagrete: Colocar numa tigela pequena de inox o sal fino e o vinagre de vinho tinto, mexer para dissolver o sal, de seguida adicionar o azeite em fio, e reservar.

Para o ovo escalfado: Ferver 1 l de água e adicionar o vinagre branco e um pouco de sal grosso. Partir os ovos um a um numa tigela e depois meter água a fervilhar muito levemente. Deixar cerca de 3 minutos e colocar os ovos numa bacia com água fria. Apará-los e reservar.

Para os "crostões": Cortar o pão de forma em fatias de 1 centímetro de espessura, retirar a côdea, e fazer dados de pão. Numa frigideira saltear os cubos de pão até ficarem alourados. Retirar e colocar sobre papel absorvente.

Para os "lardões": laminar a barriga de porco salgada e ligeiramente fumada, e de seguida em tiras regulares. Saltear os "lardões" numa sertã antiaderente com um pouco de azeite. Retirar e escorrer sobre papel absorvente. Deve mantê-los quente atá ao momento de finalizar a salada.

Para finalizar a salada: Lavar e secar a chicória frisada. Colocá-la numa bacia e temperar com o vinagrete. Juntar alguns "lardões" e "crostões", mexer. Colocar alface no meio do prato de serviço, e meter por cima o ovo escalfado.

Comentário:

Salada oriunda de França ("salade frisée aux lardons et oeuf poché"), de simples confeção e deliciosa.


















Sem comentários:

Enviar um comentário