quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Bacalhau cozido em vinho tinto sobre cama de couve flor e ovo escalfado




Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,600 kg lombo de bacalhau

Para os ovos escalfados:
4 unidades ovo
1 l água
0,025 kg sal grosso
0,100 l vinagre

Para a calda de vinho tinto:
1 l vinho tinto (de boa qualidade)
0,20 kg sal grosso
0,010 kg pimenta preta em grão
1 unidade folha de louro
2 unidades de cravinho da Índia
1 unidades de baga de zimbro
0,010 l azeite

Para o puré de couve flor:
0,500 couve flor
1 l de leite meio gordo
0,050 kg batata
0,010 kg sal grosso
0,020 kg de manteiga

Para o resto da guarnição:
0,050 kg couve flor
0,100 kg aipo rama
0,100 pimento verde
0,020 salsa
0,010 kg alho
4 unidades tomate cereja
10 unidades de esparguete
Q.b azeite
Q.b "couli" de pimento vermelho/tomate

Desenvolvimento:

Cortar o bacalhau em lombos limpos de espinhas, e reservar. Colocar num tacho e cobrir com a calda de vinho tinto. Colocar ao lume até atingir a temperatura de 70ºC e deixar cozinhar lentamente pelo menos durante cerca de 30 minutos.

Para preparar os ovos escalfados: ferver 1 l de água e adicionar o vinagre branco e sal grosso. partir os ovos um a um numa tigela, e meter na água a fervilhar levemente. Deixar cerca de 3 a 4 minutos e colocar de imediato na água com gelo para parar a cozedura. Aparar e reservar. No momento de servir aquecer em água quente, escorrer e utilizar de imediato.

Para o puré de couve flor: Lavar a couve flor e cortar em pedaços. Descascar a batata e cortar também ela em pedaços. Colocar num tacho e cobrir com o leite, temperar com sal grosso e deixar cozer em lume brande. Escorrer os ingredientes do puré (guardar um pouco de cozedura), e colocar no liquidificador, adicionando um pouco de caldo de cozedura e um pouco de manteiga até obter a consistência desejada. Colocar em banho-maria.

Para o resto da guarnição: Lavar os diversos legumes, e cortar a couve flor em pedaços pequenos, o pimento e o aipo (previamente descascado) em tiras regulares. Bringir e no momento de servir saltear num pouco de azeite e alho esmagado. Temperar as unidades de tomate cereja e colocar no forno durante alguns minutos. Lavar e secar a salsa e fritar em óleo, escorrer e reservar. Cozer o esparguete "al dente" em água e sal, escorrer e fritar em óleo, escorrer e reservar.

Empretar a gosto...

Comentário:

Deliciei-me... Foi um improviso mas desta resultou mesmo...













Sem comentários:

Enviar um comentário