terça-feira, 3 de novembro de 2015

Mini hambúrguer



Receita:
Ingredientes para 20 unidades

Para o pão de sementes:
0,200 kg farinha
0,060 kg água morna
0,020 l azeite
0,015 kg fermento padeiro
0,020 kg mistura de sementes
1 unidade ovo

Para o resto da receita:
0,300 kg carne de vaca picada
0,050 kg tomate cacho pequeno
0,050 kg cebola pequena
0,020 kg "cornichon"
0,050 kg fatias de bacon
0,080 kg queijo cheddar fatiado
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Para os pães de mistura de sementes: Numa bacia de inox, colocar a farinha. Colocar o sal fino ao longo do rebordo. Abri uma cavidade, e colocar fermento previamente dissolvido com a água morna. Formar uma bola com ajuda das mãos, e meter a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada e trabalhar a massa durante cerca de 10 minutos para ela ganhar alguma elasticidade. Meter a massa numa bacia, e cobrir com um pano, e deixe levedar durante cerca de 2 horas num lugar quente, até a massa aumentar de volume. Passado esse tempo retirar o ar à massa e moldar em pequenas bolas com cerca de 20 gr cada. Colocar num tabuleiro ligeiramente enfarinhado. Deixar novamente levedar cerca de 30 minutos. Pincelar com o ovo batido, e polvilhar as bolinhas de massa com as sementes de sésamo. Meter ao forno a 180ºC durante cerca de 10 a 12 minutos. Retirar e reservar.

Para o preparação da guarnição dos hambúrgueres: Moldar a carne de vaca picada em pequenas bolas e depois achatá-las ligeiramente. Reservar.
Lavar o tomate e laminar. Descascar a cebola e laminar. Fatiar o "cornichon".
Temperar a carne com sal e pimenta. Saltear numa frigideira antiaderente as fatias de bacon juntamente com os mini hambúrgueres. Retirar e colocar sobre um tabuleiro. Meter um pouco de bacon sobre a carne depois o queijo e levar à salamandra do seu forno até o queijo derreter.
Abrir os pães de mistura de sementes ao meio. Grelha-los ligeiramente. Meter um pouco de ketchup, alface, rodela de tomate e cebola, "cornichon", o mini hambúrguer de carne  e tapar com a parte superior dos pães. Picar com uns palitos e servir de imediato. Se pretender colocar um ovo frito em cima pode optar pelos ovos de codornizes...

Comentário:

O meu jantar de hoje à  noite, e mais uma vez foi um regalo...



















Sem comentários:

Enviar um comentário