segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pudim de caramelo



Receita
Ingredientes para 10 pessoas

0,800 l leite meio gordo
6 unidades ovo
0,370 kg açúcar

Desenvolvimento:

Fazer um caramelo com 110 gr de açúcar. Verter num tabuleiro com papel vegetal. Deixar solidificar e partir de pedaços pequenos. Reservar.
Fazer um outro caramelo com 150 gr de açúcar e um pouco de água. Encamisar uma forma de pudim e reservar.
Ferver o leite com o caramelo em pedaços. Bater os ovos com as restantes 110 gr de açúcar. Verter o leite aromatizado sobre o aparelho anterior e mexer bem. Verter o conteúdo na forma de pudim encamisada com ajuda de um passador chinês. Não se esquecer de retirar a espuma que se foi formando à superfície.
Meter em banho-maria e deixar cozer a 180ºC durante cerca de 45 minutos a 1 hora.
Passado esse tempo, verificar a cozedura e deixar arrefecer por completo.
Desenformar o pudim frio colocando-o um pouco em contacto com água quente durante alguns minutos para facilitar a operação.

Comentário:

Muito bom!

5 comentários:

  1. Que aspecto fantástico tem este Pudim!
    Tenho uma dúvida a mistura do leite aromatizado com o caramelo é adicionada quente ao aparelho dos ovos com o açúcar ou devo deixar arrefecer? Esta questão surge porque tenho experimentado vários pudins e naqueles em que o leite é adicionado em frio consigo uma textura mais aveludada, em contra partida quando adicione quente ficam menos aveludados e com aspecto de esponja, ou seja, cheios de "furinhos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Tem que ferver o leite aromatizado e juntar em fio à mistura ovos/açúcar. Eu prefiro adicionar o leite quente aos restantes ingredientes, e funciona bem. Quando começa a ficar com a tal textura "esponja" tem que ver na maior parte das vezes com o tempo de cozedura, ou com a temperatura demasiada altas quando o pudim é colocado no forno. Também pode ter a haver com a tampa do pudim que deixa passar o vapor que se vai criando durante a cozedura... Espero ter respondido às suas questões.
      Obrigado pelo comentário,
      Atenciosamente,
      Jorge Silva

      Eliminar
    2. Sem dúvida que respondeu, muito obrigado pelas dicas e esclarecimento, vou ter isso em conta na hora de experimentar este pudim. Depois digo como ficou.

      Eliminar
  2. Boa tarde chef Joege Silva, muito bonito e apetecivel vou experimentar.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Julieta novamente,
    É uma receita muito simples e penso que vale a pena experimentar... Depois diga algo...
    Obrigado e um resto de um bom dia...
    Atenciosamente,
    Jorge Silva

    ResponderEliminar