segunda-feira, 30 de março de 2015

Doce de laranja


Receita
Ingredientes para 6 frascos de 220 gr

2 kg laranja
1 kg açúcar
0,020 l Grand-marnier (licor de laranja)

Desenvolvimento:

Raspar 2 laranjas. 
Pelar as restantes laranjas, retirando ao máximo a parte branca. Cortar em cubos. Meter as laranjas cortadas, as raspas, e o açúcar numa bacia, tapar, e deixar no frigorífico cerca de 12 horas no mínimo. Passado esse tempo, colocar todos os ingredientes, com excepção do Grand-marnier, numa bacia de cobre de preferência. Inicialmente deixar cozer em lume forte mas depois e depois passar para lume brando até atingir o "ponto de estrada". Juntar então o Grand-marnier, levantar fervura e retirar.
Coloque o doce ainda quente em frascos de vidro apropriados e previamente esterilizados e bem secos. Tape-os bem. 
Ponha-os depois com o bocal para baixo até eles ficarem frio. Essa técnica permite criar um vácuo natural e dessa forma o doce conserva-se mais tempo. Depois de frio guardá-los num local fresco e seco. 
Desde que devidamente confeccionado e guardados em frascos apropriados e esterilizados, os doces podem conservar-se alguns anos.

Comentário:


Gostei! Apenas tenho a acrescentar que fazer este doce dá algum trabalho e não fica assim tão barato, porque o desperdício é bastante grande, perto de 40%, visto que não aproveitamos as cascas das laranjas. No entanto vale mesmo a pena experimentar.





4 comentários:

  1. Tem muito bom aspecto! Não fica amargo, os doces de laranja que já provei são bastante amargos... Como quase não leva casca fiquei curiosa.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Paula,
      O doce tem um ligeiro toque amargo, mas isso porque eu coloquei as raspas de 2 laranjas. Se quiser pode optar por não meter as raspas das laranjas, e terá um doce sem sentir muito a amargura, ou seja bem docinho…
      Espero ter respondido à sua questão,
      Atenciosamente,
      Jorge Silva

      Eliminar
  2. Obrigada! Vou experimentar fazer metade da receita. O licor é mesmo indispensável certo?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    Pode prescindir do licor, experimente, no entanto ficara sempre um pequeno traço de amargura… mas não muito…
    Atenciosamente,
    Jorge Silva

    ResponderEliminar