terça-feira, 28 de outubro de 2014

Spéculoos


Receita
Ingredientes para 40 unidades

0,350 kg farinha sem fermento
0,200 kg açúcar mascavado
0,200 kg manteiga amolecida
1 unidade ovo
0,005 kg canela em pó
0,005 kg de mistura 4 especiarias (cravinho, noz-de-moscada, gengibre, anis)
0,005 kg fermento em pó
0,005 kg sal fino

Desenvolvimento:

Num recipiente misturar a manteiga e o açúcar mascavado até obter uma massa homogénea. Incorporar o ovo, e misturar de novo com as varras.
Numa outra bacia misturar todos os ingredientes secos (farinha sem fermento, as especiarias, sal fino e o fermento).
Misturar os elementos secos na mistura açúcar/manteiga/ovo, e misturar até ficar tudo bem envolvido. Neste momento a massa parece colar e é normal.
Formar uma bola e colocar em película alimentar. Meter no frigorífico cerca de 1 hora. Passado esse tempo, retirar a massa, separar em duas partes iguais. Formar um cilindro e amassar ligeiramente a parte de cima de forma a obter uma espécie de "lingote" que permitirá fatiar em retângulos para obter speculoos com o mesmo formato.
Embalar novamente a massa em película aderente e deixar de um dia para ou outro no frio.
Retirar os "lingotes" de massa e cortar em fatias de 4 a 5 mm de espessura. Colocar num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Colocar ao forno quente a 180ºC durante cerca de 12 minutos consoante o forno. Passado esse tempo os biscoitos parecem moles mas ao esfriar acabaram por ficarem secos. Colocar numa grelha.

Comentário:

Esta receita de origem Belga é deliciosa. Os biscoitos ficam subtilmente crocantes e perfumados com as especiarias, com um ligeiro traço a sal para realçar o açúcar. Ideal para acompanhar um bom chã ou café...
Também pode ser utilizado como base para semifrios tipo cheese cake.









Sem comentários:

Enviar um comentário