Receita;
Ingredientes para 4 pessoas
Para o polvo assado;
- 1,200 Kg Polvo
- 0,400 Kg Cebola
- 0,020 Kg Alho
- 0,200 Kg Tomate fresco maduro
- 0,200 Kg Tomate pelado inteiro
- 0,100 Kg Pimento vermelho
- 0,100 Kg Pimento verde
- 0,800 Kg Batata pequenas
- 0,200 L Azeite
- 0,100 L Vinho branco
- 0,010 Kg Salsa fresca
- 2 Unidades Folhas de louro
- Q.b Piripiri líquido
- Q.b Sal grosso
Para o arroz de polvo;
- 0,200 Kg Polvo (cabeça cozida)
- 0,200 Kg arroz Carolino
- 0,300 Kg Cebola
- 0,010 Kg Alho
- 0,050 L Azeite
- 0,425 L Água de cozedura do polvo
- 1 Unidade Folha de louro
- 0,100 L Vinho tinto
- Q.b Sal grosso
Desenvolvimento;
Para o polvo assado; começar por amanhar o polvo. Amanhar e lavar. Colocar o polvo numa panela e cobrir com água. Colocar uma cebola descascada, alho esmagado e uma folha de louro assim como um fio de azeite. Cozinhar em lume brande. Quando o polvo estiver, retirar e reservar. Guardar a água de cozedura do mesmo. Separar a cabeça dos tentáculos.
Descascar as batatas, colocar num tacho com água e bringir. Lavar e descascar os alhos, as cebolas e laminar grosseiramente. Cortar os pimentos em juliana. Lavar o tomate maduro, retirar o pedúnculo e cortar em cubos grosseiros.
Numa travessa de barro colocar uma cama de cebola, pimentos, alhos, a salsa o tomate fresco em cubos, azeite, folha de louro. Meter o polvo em cima. Colocar à volta as batatas previamente bringidas, e o tomate pelado esmagado. Regar com um pouco de vinho branco, temperar com sal e piripiri liquido e mexer um pouco. Adicionar um pouco de água e levar ao forno.
Para o arroz de polvo; colocar num tacho azeite e refogar a cebola previamente picada. juntar o alho também ele picado e a folha de louro. Quando a cebola começar a alourar, adicionar a cabeça do polvo cortado em cubos regulares. Refogar novamente e acrescentar o vinho tinto. Deixar apurar o vinho até evaporar praticamente na totalidade. Acrescentar a água de cozedura do polvo (o dobro da quantidade de arroz pelo menos). Temperar com sal, colocar o arroz. Levantar fervura e deixar cozinhar cerca de 20 minutos no forno.
Para servir na travessa de barro; eu faço da seguinte forma, começo por colocar o polvo como suprarreferido numa parte da travessa e coloco no forno cerca de 25 a 30 minutos. Passado esse tempo, retiro a travessa e coloco o preparado de arroz quente e levo novamente no forno mais uns 20 minutos no mínimo até o arroz estar cozinhado.
Comentário;
Mais uma bela e genuína receita do nosso Portugal...
Sem comentários:
Enviar um comentário