Receita;
Ingredientes para 12 pessoas
Para o aparelho de queijo mascarpone;
0,060 kg açúcar
0,030 l água
5 unidades gemas de ovo
2 unidades folhas de gelatina
0,500 kg queijo mascarpone
0,400 kg natas vegetais
Q.b essência de baunilha
Para o xarope:
0,200 l água
0,070 kg açúcar
0,030 kg café solúvel
Q.b de Amaretto
Para o resto da receita:
0,400 kg Palitos De La Reine
0,025 kg chocolate preto em pó amargo
Desenvolvimento;
Para o xarope de café:
Ferver a água, juntar o açúcar e de seguida o café. Deixar esfriar e aromatizar com o Amaretto.
Para o aparelho de queijo mascarpone:
Colocar as folhas de gelatina na água fria para amolecer.
Num tacho colocar o açúcar e a água e ferver até atingir o ponto de bola mole (121ºC se tiver um termómetro), ou seja deixar ferver durante cerca de 3 minutos aproximadamente. Colocar a calda de açúcar em fio sobre as gemas de ovo e bater, comece devagar e vá aumentando a velocidade da batedeira até o aparelho dobrar de volume.
Escorrer a gelatina, tirar o excesso de água e ferver com um pouco de natas, mexer e colocar na mistura de gema de ovo e calda de açúcar, e misturar. Adicionar o queijo mascarpone e bater de novo com ajuda da batedeira, e então para finalizar envolver as natas previamente batidas em chantili e aromatizar com um pouco de essência de baunilha.
Embeber os palitos De La Reine no xarope de café e com ajuda de um aro de inox colocar por camadas intercaladas os biscoitos embebidos e o aparelho de queijo mascarpone. Colocar no frigorífico de um dia para ou outro. No momento de servir, tirar o aro de inox e polvilhar o bolo tiramisu com o chocolate amargo em pó.
Servir bem frio.
Comentário:
Visto que o "Amaretto" não se arranja com facilidade aqui em Portugal, pode substituir por um pouco de Rum ou outra bebida a seu gosto. Contudo tenho de realçar que a receita genuína do Tiramisu, sendo uma receita de origem italiana, leva sempre o Amaretto que é uma bebida oriunda do próprio país.