quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Sumo simples de amora silvestre

Fazer um delicioso sumo de amora é muito simples e não é preciso muita coisa. Foi das primeiras coisas que fiz com os jovens do LIJ nesta campanha de "Apanha de Amoras Silvestres" que eles estão a realizar.
 
A receita é simples:
Amoras - 200gr
Água - 500ml
Açúcar q.b.
 
Colocam-se todos os ingredientes na liquidificadora e tritura-se muito bem. Depois passa-se por um coador. E está pronto a servir. 

Os sumos sabem melhor quando servidos frios e deitados por cima de uma camada de gelo triturado.
Fora de época pode recorrer-se a frutos congelados.

 

 
Quando era pequeno esmagava as amoras numa tigela grande e depois colocava aquela papa de amora por cima de um pano na boca de uma jarra por onde fazia passar água fresquinha. Depois adicionava o açúcar e como era bom. Era tão bom que esses momentos de doçura e alegria faziam esquecer as nódoas que se faziam na roupa.

domingo, 18 de agosto de 2013

Uma receita diferente: Apanha da amora silvestre, regada com muita energia e generosidade

Os jovens do LIJ da Obra do Frei Gil, dos quais alguns participaram nas oficinas de culinária que realizei, convidaram-me a colaborar com eles na campanha da "Apanha da amora silvestre".
Pedem-me que os ajude a descobrir o que se pode fazer com a amora silvestre na culinária. Há muita coisa que se pode fazer com as amoras. Vou, com eles, tentar fazer algumas coisas e, se possível, irei colocar aqui no blogue algumas peças.
Se quiser saber mais sobre esta iniciativa, e quem sabe até ajudar, vá a www.facebook.com/webcuco