Receita
Ingredientes para 20 pessoas
Para o fermento:
0,250 kg farinha sem fermento
0,030 kg fermento padeiro
0,130 l leite meio gordo
Para a massa:
0,200 kg açúcar
0,200 kg margarina de massas
3 unidades ovo
0,010 kg sal fino
0,025 kg melhorante (facultativo)
0,100 l vinho do Porto tinto
1 unidade laranja (somente a raspa)
1 unidade limão (somente a raspa)
0,050 l água
0,500 kg farinha
0,300 kg fruta cristalizada
0,150 kg sultanas
0,100 kg miolo de noz
0,050 kg miolo de pinhão
1 unidade ovo (para pincelar)
0,100 l mel (para pincelar)
Desenvolvimento:
Para a preparação do fermento:
Amassar a farinha e o fermento padeiro previamente misturado com o leite morno na batedeira em velocidade lenta, e deixar até formar uma massa. Colocar numa bacia e levar à estufa (ou um sítio com uma temperatura agradável) a levedar durante cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, amassar novamente a massa.
Para o resto da receita:
Colocar o aparelho feito anteriormente na bacia da batedeira, e juntar a farinha, açúcar, margarina amolecida, os ovos, o sal, as raspas de laranja e limão, e mexer com o gancho. Amassar lentamente, e adicionar o vinho do Porto, mexer de novo, e adicionar a água até obter a consistência desejada. Incorporar as frutas cristalizadas picadas e os frutos secos até ficarem envolvidos. Deixar levedar a massa cerca de 1 hora (consoante a temperatura do espaço onde a colocamos).
Cortar a massa em três partes iguais, deixar descansar mais 10 minutos (dará para 3 bolos). Tender, formando um buraco no meio e colocar em tabuleiros com papel vegetal. Pincelar com o ovo previamente batido. Colocar harmoniosamente por cima da massa a fruta cristalizada em pedaços, e o açúcar em pó. Levar a levedar na estufa, durante cerca de 1 hora aproximadamente.
Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 45 minutos, consoante o forno. Verificar a cozedura e colocar sobre uma grelha. Pincelar o bolo-rei com o mel previamente aquecido.
Comentário:
A quantidade de massa deu para fazer 3 bolos. Hoje estive a cozer um. Congelei os restantes e vão ficar para o dia de Natal.
Faça o seu próprio bolo-rei. A satisfação será enorme. Acreditem...
|
Antes de ir para o forno |
|
Ao sair do forno
|