domingo, 25 de fevereiro de 2018

"Fondant" de noz


Receita;
Ingredientes para 10 pessoas

0,200 kg miolo de noz
0,125 kg manteiga
0,210 kg açúcar em pó
4 unidades de ovo
0,065 kg farinha sem fermento
0,025 l vinho do Porto tinto
1 pitada de sal fino
Q.b miolo de noz (para decorar)
Q.b açúcar em pó (para polvilhar no final)

Desenvolvimento;

Começar por colocar o miolo de noz num copo misturador e triturar até obter um pó fino. Adicionar 100 gr de açúcar em pó e triturar de novo. Colocar tudo numa bacia e reservar. 
Colocar na bacia da batedeira 110 gr de açúcar em pó, juntar a manteiga amolecida e bater com ajuda da "folha". Misturar até obter uma mistura homogénea. Incorporar os ovos um a um. Adicionar a farinha sem fermento previamente peneirada, misturara e juntar a mistura miolo de noz/açúcar. Colocar o vinho do porto e o sal fino. Envolver até ficar tudo bem ligado. 
Untar uma forma de bolo com cerca de 20 centímetros de diâmetro e polvilhar com farinha. 
Verter o aparelho na forma e levar ao forno quente a 170ºC durante cerca de 30 a 35 minutos, consoante o forno. Para verificar a cozedura, espetar a ponta da faca no centro do bolo, se esta sair seca, podem retirar. Deixar esfriar um pouco e desenformar o bolo num prato de serviço. Polvilhar com açúcar em pó e decorar com miolo de noz. 

Comentário;

Este "fondant" de noz é mesmo delicioso, recomendo vivamente, pode consumir quente acompanhado com uma bola de gelado a gosto, ou frio. 

Vale mesmo a pena experimentar...





quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Broa de milho caseira



Receita;
Ingredientes para 1 kg 

0,500 kg de farinha de milho
0,300 kg farinha de centeio
0,200 kg farinha de trigo
1 l água
0,020 kg fermento padeiro
0,020 kg sal grosso
Q.b passas
Q.b vinho do Porto

Desenvolvimento;

Colocar numa bacia os 0,5 kg de farinha de milho e incorporar 0,600 l de água quente com o sal grosso. Mexer com uma colher de madeira, cobrir com um pano e deixar repousar cerca de 1 hora a temperatura ambiente. 
Num recipiente, juntar o fermento, 0,4 l de água e mexer. Reservar.
Abrir a massa obtida com a farinha de milho e adicionar a mistura água/fermento, misturar bem, de seguida juntar a farinha de centeio, mexer bem, por fim colocar a farinha trigo e envolver de novo. Cobrir com um pano e deixar levedar cerca de 1 hora num lugar tépido. 
Passado esse tempo, a massa deve ter aumentado de volume, dividir a massa ao meio, colocar numa bacia com farinha e moldar a broa. Dispor num tabuleiro com papel vegetal e polvilhado com farinha. Levar ao forno a 200ºC durante cerca de 1 hora. Retirar, colocar numa grelha, deixar esfriar um pouco e consumir de imediato ou guardar para futuras utilizações. 

Comentário;

Se desejar fazer uma broa com passas, basta colocar as passas previamente numa mistura de água quente com um pouco de vinho do Porto. Deixar cerca de 30 minutos, depois escorrer, e misturar à massa antes de esta ser moldada. 
Cuidado que neste tipo de receita, a quantidade de farinha e água pode variar um pouco, pois aí a voz da experiência fala mais alto, porém não tenham medo de experimentar… Fazer o seu próprio pão da um prazer imenso, alivia o stress…


É evidente que eu fiz a broa num forno convencional, pois é o que tenho à mão, mas se tiverem um forno a lenha, então aí passamos para um patamar superior ao nível do sabor, fica mesmo divinal...






terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Filete de dourada em escama de courgette e tomate



Receita;
Ingrediente para 4 pessoas;

2 unidades douradas (500 gr cada)
0,200 kg camarão
0,10 kg ameijoas
0,200 kg juliana de legumes salteados (ver receita)
0,200 massa esparguete integral
0,200 kg tomate cereja
0,300 kg courgette bem firme
0,100 kg limão
0,020 kg salsa
0,025 kg alho
0,010 kg louro
1 unidade malagueta pequena
0,050 l vinho branco
0,100 l azeite
Q.b ovas de peixe
Q.b crocante de camarão
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho



Desenvolvimento:

Amanhar e escamar o peixe. Levantar em filetes e tirar as espinhas. Retirar a pele.
Lavar a courgette e os tomates cerejas, laminar finamente com ajuda de uma mandolina ou de uma fiambreira. Saltear numa sertã as courgettes sem corar com um fio de azeite e temperar com sal e pimenta. As lâminas de tomate cereja não necessitam de serem salteadas sobre o risco de se desfazerem. De seguida temperar os filetes de peixe e colocar as lâminas de legumes sobre forma de escama por cima dos filetes de dourada.
Descascar os camarões guardando a cabeça e a cauda, não se esquecendo de retirar a tripa. Temperar com sal, pimenta, um fio de azeite e limão, e saltear.
Colocar as amêijoas numa frigideira com azeite, alho esmagado, folha de louro, um fio de azeite, malagueta e um fio de vinho branco. Tapar e deixar cozinhar cerca de 2 minutos até elas abrirem. Reservar. (Aproveitar o liquido de cozedura das amêijoas para saltear a massa).
Fazer a juliana de legumes (ver receita). Cozer a massa esparguete integral em água abundante com sal, escorrer, e saltear de imediato com um fio de azeite, água de cozedura das amêijoas e a juliana de legumes.
Fritar o kroepeck (espécie de crocante com sabor a camarão), escorrer e colocar um pouco de ovas de peixe.
Levar os filetes de dourada com a escama de legumes ao forno quente a 200ºC durante cerca de 4 a 5 minutos. Retirar e empratar de imediato sobre a cama de massa esparguete integral e colocar de forma harmoniosa o camarão, ameijoas e o crocante de camarão...


Comentário;
Uma receita deliciosa e muito saudável, aconselho vivamente…

Eu acrescentei à juliana de legumes um pouco de espinafres baby