domingo, 16 de fevereiro de 2014

Notas sobre a Oficina de Culinária

Decorreu ontem mais uma Oficina de Culinária. Em ambiente descontraído mas sóbrio os jovens fizeram uma boa sopa, um prato de carne e uma deliciosa sobremesa.
Mas o que fica é que à volta duma tarefa do quotidiano como esta do cozinhar, aprende-se muita coisa. Aprende-se a estar num ambiente de trabalho, a ouvir e seguir orientações, a trabalhar em equipa, a partilhar ideias, a conviver e a dar valor ao que se faz. Isto foi o que disseram o E., F., L., M. e o R. E, sabem que mais? acreditamos que sim, que é mesmo verdade. 
Um agradecimento especial ao chefe Jorge Silva e aos jovens que tornaram este evento possível. 

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Uma mascote para o blogue...

O blogue cresceu e achamos que já merece "emancipar-se" do seu irmão mais velho o webcuco. Pedimos ao Carlos Soeira que imaginasse uma mascote ou um logo. 
Que acham destas? 





Crepe "soufflée"


Receita
Ingredientes para 6 pessoas

0,5 l massa de crepes (ver receita)
0,5 l creme pasteleiro (ver receita)
4 unidades de claras de ovo
0,050 kg açúcar em pó
0,200 kg laranjas

Desenvolvimento:

Descascar as laranjas e retirar os gomos e reservar.
Elaborar a massa de crepes e fazer as crepes. Guardar. 
Elaborar o creme pasteleiro, esfriar e reservar.
Bater as claras em castelo e adicionar o açúcar aos poucos, até ficarem bem firmes. Misturar o creme pasteleiro com as claras batidas.
Abrir um crepe e colocar num tabuleiro, colocar um pouco de creme pasteleiro no meio do crepe, juntar alguns gomos de laranja, tapar com mais um pouco de recheio, e fechar em meia-lua. Salpicar com açúcar em pó. Meter em forno quente a 200ºC até a crepe insuflar ligeiramente. Retirar do forno e empratar de imediato acompanhado de uma bola de gelado ao seu gosto e gomos de laranjas.

Comentário:

Bom, muito bom...


Massa de crepes


Receita
Ingredientes para 1 l:

Para a massa de crepes (1 l ):
0,500 kg farinha sem fermento
0,100 kg açúcar em pó
8 unidades de ovo
1 l leite meio gordo
0,100 kg manteiga
0,005 kg sal fino
0,050 kg manteiga (para saltear os crepes)

Desenvolvimento:

Colocar dentro de uma tigela a farinha, juntar o açúcar e o sal fino. Fazer uma cova no meio e juntar os ovos. Misturar com as varas. Adicionar o leite pouco a pouco. Juntar a manteiga "noisette" ao aparelho anterior e passar a massa pelo chinês. Deixar descansar a massa pelo menos 1 hora no frio.

Para a confeção das crepes: 
Aquecer sem excesso as frigideiras apropriadas. Colocar um pouco de manteiga e meter de uma só vez a quantidade de massa necessária para a confeção da crepe. Girar a frigideira para repartir a massa. Deixar corar ligeiramente e virar delicadamente a crepe com uma espátula. retirar e sobrepor as crepes. Podem ser utilizados de imediato, ou guardar para futuras utilizações.

Comentário:

Chegou o dia da "Chandeleur", que calha a cada dia 02 de Fevereiro de cada ano. A "Chandeleur", é uma festa crista muito celebrada em França no dia 2 de Fevereiro, sensivelmente 40 dias após o Natal. A palavra vem do latim, "festa candelarum", em francês "fêtes des chandelles". Significa para os fiéis uma celebração do feito que "Jesus é luz", assim como a pureza da Virgem Maria... Em Portugal este mesmo dia é celebrado com o nome de "Senhora das Candeias". 
A minha Mãe faz todos os anos, e todos os anos guarda um crepe religiosamente na despensa da cozinha até ao ano seguinte. Diz ela que dá SORTE... Vamos acreditar e meter todas as mãos na massa nesse dia, se a sorte passa por aí, não custa nada experimentar...